Executando verificação de segurança...
2

🧠╺╸Escolhendo uma linguagem #3

Boa boa! Agora que compreendi o funcionamento da internet, vou seguir o próximo passo do roadmap: Escolher uma linguagem.

Critérios

Antes de mais nada, acho importante ressaltar que, como dito por um dos leitores de minha primeira postagem, linguagens são ferramentas, então não me apegarei de fato à escolhida. Os critérios são:

  • Frontend
    JavaScript e TypeScript
  • Backend
    JavaScript, Python, Ruby, PHP, Go, Java e C#
  • Curva de aprendizado
    JavaScript, Python e Go
  • Demanda no mercado
    JavaScript, Python, Java e TypeScript

Escolha final

Após analisar as linguagens que se encaixam em cada critério, percebe-se que JavaScript seria uma ótima opção (não foi uma escolha irracional, eu odeio JavaScript).

Conclusão

JavaScript é uma linguagem que possui uma demanda altíssima, que pode ser utilizada tanto do lado do cliente, quanto do servidor e que é fácil de se aprender. Dito isso, começarei a estudar essa linguagem, que será tema de meu próximo post. Obrigado por ler até aqui e até a próxima!

Carregando publicação patrocinada...
3

aprenda uma coisa, vc nao tem direito de odiar uma tecnologia que nao conhece, se vc nao sabe javascript nao odeia ele, falar isso é o que se chama em ingles oxymoron

0
3

Javascript é legalzinho, mas nada impede de aprender junto com python e go por exemplo.
Java já vai precisar de pelo menos uma vida para aprender e aplicar conceitos, kkkk...minha primeira linguagem de programação foi python e não me arrependo, mas só python também não dá, então aprendi javascript também, as outras eu fiz apenas alguns testes, mas sempre corri de Java e talvez hoje seja algo que eu precise aprender, juntamente com C# , bom espero que se dê bem com sua escolha.

2
1

Todas essas tecnologias são válidas e, com elas, você certamente encontrará oportunidades de emprego e crescerá na programação. JavaScript, em particular, é uma linguagem interessante de se considerar devido à sua sólida aplicação no frontend, com bibliotecas e frameworks como React e Next.js, e no backend, com runtimes como Node.js e Bun, entre outros.

No entanto, não é apenas por sua versatilidade e por ter uma curva de aprendizado relativamente baixa que ela deve ser considerada a melhor opção. Além disso, embora a alta demanda no mercado seja um ponto positivo, será que isso é realmente tão vantajoso?

O javascript recentemente explodiu, com cursos, promessas de que você conseguirá com ele salarios altos rapidamente e mais, o que fez com que simplesmente muitas pessoas começassem a apreender javascript e se condidatar para vagas de javascript, do mesmo jeito que tem demanda, tem muita concorrencia, é uma linguangem "modinha", então as vagas de javascript em sua maior parte é lotada de inscrições o que as vezes faz com que voçê nem seja visto no meio de tantas pessoas aplicando para a mesma vaga.

Obs: Eu mesmo utilizo JavaScript/TypeScript.

Mas querendo ou não, é como a famosa frase diz, "linguagem boa é a que paga suas contas"

-1

eu odeio JavaScript

Se você quer aprender proque não escolher primeiro uma linguagem que você goste?

Aprender por si só já é uma tarefa difícil, escolher uma tecnologia que não goste é adicionar mais dificuldade ainda.

-2

Linguagem prefirida não paga as contas, adianta nada conhecer Go, Python ou por exemplo Elixir... Precisa usar algo que vá conseguir emprego, eu acho super válido começar por Javascript;

-2

De fato, porém um hora ou outra eu acabarei aprendendo JavaScript. Se eu posso fazer agora, por qual motivo deixar para depois? Minha decisão de aprender programação já foi tomada, então motivação para aprender, mesmo que seja difícil e tedioso, não será um problema. De qualquer forma, obrigado pelo comentário! Se tiver mais alguma dica, crítica ou opinião, por favor, diga!