Executando verificação de segurança...
8

Aquele desabafo de lei... programAÇÃO

Vou direto ao ponto: programação sem ação é a equação para o fracasso. Cheguei nessa conclusão um ano depois do start dos meus estudos. Vou martelar isso na minha cabeça até eu entender de fato essa frase. Programação sem ação é a equação para o fracasso.

Programação sem ação é a equação para o fracasso.

Contexto

Acho que sempre que começamos a fazer algo empolgante temos a tendência a nos sabotarmos quando os baixos sobrepoem os altos. Com programação, os bons salários, flexibilidade ou a comodidade causam um icômodo quando encaramos os primeiros desafios. Quando comecei a me deparar com impasses, busquei sempre me manter de cabeça erguida, mas na verdade era somente medo de desistir. Eu decidi que quero viver da programação... "mas e se der errado?" e "mas e se não for pra mim?" foram questionamentos que passaram por minha cabeça durante esses 12 meses de introdução à esse mundo. O que quero dizer é: aprender coisas que demandam tempo, dinheiro e dedicação trazem consigo uma procrastinação inconsciente gerada para se defender de uma possível renunciação.

Como foi comigo?

Acredito que a minha situação ainda é favorável, já que ainda não fiz 18 anos, portanto tenho tempo para decidir o que serei. Por outro lado, me sinto precionado a escolher uma área logo. Eu não quero decepcionar meus pais, minha namorada e minha família. Junto ao gosto genuíno, esse motivo me deu motivação para começar. No início era fácil! "Hello, World!" pra cá, variável pra lá. Até que começaram os erros inesperados, os termos estranhos, os paradigmas exóticos... "e agora? Não é pra mim?". Com isso na cabeça, comecei procrastinar meus estudos "estudando" o melhor editor de código, a melhor configuração do neovim, a melhor language para começar, o melhor tema de produtividade e até mesmo o melhor Sistema Operacional. E cadê a ação de programAÇÃO? Esse é meu próximo objetivo. Ação, codar, programar, desenvolver... chame como quiser. O importante é colocar a mão na massa!

Enfim

Se você é um iniciante como eu e está passando por isso, relaxa, seria anormal não passar. Agora se você é um veterano, é um assalto, passa as dicas agora hehe. De qualquer forma, muito obrigado por ler até o final e boa sorte!

Carregando publicação patrocinada...
3

Cara, acho que o problema real está em nós mesmos, em relação às cobranças. Eu já passei por isso e só me libertei quando aprendi que devemos ir até onde o nosso braço alcança. Sempre vai existir alguém melhor que você, sempre vai existir uma questão que você não sabe por onde começar. Tem uma frase muito massa para isso: "Dê tempo ao tempo". Tudo se resolve. Não se preocupe com esse negócio de que você tem que decidir logo, kkkk. Relaxa, cara, viva sua vida, e tudo se encaixa.

Espero que ajude! 😊

1

Obrigado de verdade. Tem hora que realmente é melhor parar um pouco, relaxar e tirar a mão do volante. Programar e aprender a programar exige muito do intelecto, então muitas vezes não sobra espaço no cérebro pra pensar de forma inteligente sobre as decições e nem para analisar o que pode ajudar essa ansiedade passar.

3

Como já citaram aqui, é muito comum para os programadores passarem por seus próprios momentos difíceis, é algo basicamente canônico rsrs. Tenho quase 7 anos na área e acredite, o inicio pra mim foi bem complicado. Quando eu estava no ultimo período da faculdade foi quando consegui um estágio, e depois quando consegui entrar em uma empresa como Júnior, foi uma provação, foi muito complicado, parecia que eu não sabia nada e todo mundo naquela empresa era melhor que eu, até os estagiários, mas mesmo assim, eu continuei, estudei e tentei melhorar, fiquei 2 anos naquela empresa, consegui viajar para o Maranhão com a equipe para ver em primeira mão a implantação do software que a gente desenvolveu e nesses dois anos saí de lá com uma experiência verdadeira, sabendo que mesmo que não soubesse de tudo, eu já tinha alguma bagagem e experiência pra tentar me virar, eu já tinha feito um software de verdade! Essa síntese foi apenas para te dizer que sim, programar é complexo, a gente nunca vai saber tudo, mas mesmo assim tem como ter sucesso, e a persistência é o que conta, se não fosse a persistência eu teria desistido de programar, pois me achava péssimo. Eu era muito bom nas matérias de programação da faculdade, mas quando o assunto era programar algo de verdade, eu não sabia e me atrapalhava todo. Mas não desistindo eu desbloqueei outros níveis, e nunca mais parei. Consegui chegar a sênior, liderei alguns times, contribuí com conhecimento em diversas empresas e projetos, aprendi diversas tecnologias diferentes, aprendi a focar os estudos quando é necessário, aprendi a colaborar melhor e a delegar melhor o que for necessário. Então o que te digo é, se você realmente curte programação e quer tirar uma grana com isso, continue, vai ser dificil mesmo, dá uma ansiedade, um medo de errar e fazer merda, mas é isso que molda uma mente resolutora de problemas... resolver problemas!

2
2

Pra mim que estou nessa área a 18 anos tive muitos altos e baixo, muitas vezes a gente pensa que isso não é pra gente, parece que todo mundo é melhor e você é o pior cara do meio.
O ponto é é aprender com os erros e tentar melhorar no seu ritmo, o importante é conseguir entregar valor ao cliente se interessar fiz esse vídeo falando dos meus altos e baixos na carreira de desenvolvedor.

0

Obrigado! Vou ver o vídeo agora mesmo, já até me inscrevi!
edit: O vídeo configurando o neovim seria muito útil se eu encontrasse dois meses atrás kkkk vou ver de qualquer forma