Aquele desabafo de lei... programAÇÃO
Vou direto ao ponto: programação sem ação é a equação para o fracasso. Cheguei nessa conclusão um ano depois do start dos meus estudos. Vou martelar isso na minha cabeça até eu entender de fato essa frase. Programação sem ação é a equação para o fracasso.
Programação sem ação é a equação para o fracasso.
Contexto
Acho que sempre que começamos a fazer algo empolgante temos a tendência a nos sabotarmos quando os baixos sobrepoem os altos. Com programação, os bons salários, flexibilidade ou a comodidade causam um icômodo quando encaramos os primeiros desafios. Quando comecei a me deparar com impasses, busquei sempre me manter de cabeça erguida, mas na verdade era somente medo de desistir. Eu decidi que quero viver da programação... "mas e se der errado?" e "mas e se não for pra mim?" foram questionamentos que passaram por minha cabeça durante esses 12 meses de introdução à esse mundo. O que quero dizer é: aprender coisas que demandam tempo, dinheiro e dedicação trazem consigo uma procrastinação inconsciente gerada para se defender de uma possível renunciação.
Como foi comigo?
Acredito que a minha situação ainda é favorável, já que ainda não fiz 18 anos, portanto tenho tempo para decidir o que serei. Por outro lado, me sinto precionado a escolher uma área logo. Eu não quero decepcionar meus pais, minha namorada e minha família. Junto ao gosto genuíno, esse motivo me deu motivação para começar. No início era fácil! "Hello, World!" pra cá, variável pra lá. Até que começaram os erros inesperados, os termos estranhos, os paradigmas exóticos... "e agora? Não é pra mim?". Com isso na cabeça, comecei procrastinar meus estudos "estudando" o melhor editor de código, a melhor configuração do neovim, a melhor language para começar, o melhor tema de produtividade e até mesmo o melhor Sistema Operacional. E cadê a ação de programAÇÃO? Esse é meu próximo objetivo. Ação, codar, programar, desenvolver... chame como quiser. O importante é colocar a mão na massa!
Enfim
Se você é um iniciante como eu e está passando por isso, relaxa, seria anormal não passar. Agora se você é um veterano, é um assalto, passa as dicas agora hehe. De qualquer forma, muito obrigado por ler até o final e boa sorte!