Executando verificação de segurança...
1
pKurt
1 min de leitura ·

TypeScript X JavaScript

Sou dev mobile mas me interesso fortemente em backend e banco de dados, gostaria de aprender uma framework para backend porem não consigo decidir entre o TypeScript ou o JavaScript com node.js e react, ja conheço o laravel porém não conheço a fundo e fico na duvida se essas linguagens com mais tempo de vida não vão se tornar obsoletas em pouco tempo.

Carregando publicação patrocinada...
2

Se você nunca programou com Node.js antes, comece pelo JavaScript, aprenda bem ele, entenda como funciona seus conceitos, fundamentos e até features mais avançadas dentro de bibliotecas simples como Express, ou em um framework mais como Nest.js.

Depois que vc tiver legal no JS ai vai pro TypeScript, pq ele vai ser meio que uma evolução do JavaScript puro, com muito mais conceitos e recursos que vão te ajudar, você pode amar, ou pode odiar, mas como você já vai ter a base do JS, se odiar, apenas volte pro JS e fim de papo, pq ambos vão funcionar.

Algo importante é que TypeScript no fim das contas vira JavaScript, então pra mim é sempre melhor começar pelo que da a origem ao que o servidor vai ler, que é o JavaScript.

vão se tornar obsoletas em pouco tempo

O que é pouco tempo pra vc nesse caso? Essas linguagens estão cada dia mais evoluídas, e novos recursos aparecendo, como Bun, Deno que vão compor outros runtimers que utilizam elas, mas o Node.js continua aqui, firme, forte e com milhares de projetos utilizando ele. Se você ficar nessa de "vai ficar obsoleto" provavel que não saia do lugar.

E se ficar obsoleto? Aí você aprende o que é mais novo e tendencioso no mercado, assim é a vida do programador.

Vamo que vamo, bons estudos!

1

TypeScript tá ai tem 11 anos, Javascript tem 28 anos já. Mas sendo bem sincero, acho é meio errado se preocupar com linguagem ficando obsoleta, tem tech nova e linguagem nova todo dia no mercado. Eu tenho a visão que o dev tem que saber codar, ter uma base de programação forte e boa, linguagem é só um meio pra por comida em casa, o resto é balela.