Executando verificação de segurança...
2

Existe uma melhor forma de incentivar e ajudar um junior developer?

Há pouco mais de um mês, recebemos no time uma desenvolvedora recém saída da faculdade e esta é a primeira experiência profissional dela. O foco dela é frontend, no momento.

Nós trabalhamos em uma consultoria e somos alocados dentro de um dos times internos do cliente.

O nosso empregador não parece ter oferecido background de conhecimento suficiente para prepará-la para entrar neste time. E, ao que parece, ela foi "vendida" como um profissional Pleno ou Sênior (O que eu acho que seja uma prática padrão de consultorias).

Além de tentar oferecer algum aconselhamento técnico, tantos nos PRs quanto via chat, eu venho tentando intervir em prol dela, em reuniões, por exemplo, numa tentativa de alocar para ela tarefas que façam sentido para o momento da carreira em que ela está.

Por exemplo: Tentaram atribuir a ela uma tarefa de atualização de versão do Spring Boot porém ela já havia declarado que é "frontend only". Como eu já tinha sido atribuído uma tarefa de frontend, sugeri ao time que trocássemos de tarefa: ela fica com a minha e eu fico com a dela.

Eu gostaria de ter uma noção dos mais sêniors de até onde esse tipo de intervenção pode ajudar e a partir de que ponto pode ser prejudicial, tanto para mim quanto para ela.

E também gostaria de saber dos mais juniors como vocês sentem que seriam melhores ajudados estando numa situação similiar.

Carregando publicação patrocinada...
1

Use a tecnica da bicicleta com rodinhas.
Minhas melhores experiencias sendo ajudado e que hoje eu aplico quando vou ajudar alguem eh:
Ao inves de usar o default - deixar a pessoa se virar e bater bastante a cabeca antes de ajudar - "porque teoricamente eh soh assim que se aprende".
Acompanhe-a e de a direcao nas tarefas no comeco.
Na segunda vez que ela precisar fazer uma tarefa semelhante a ja feita com ajuda voce indica que eh semelhante a anterior e deixa bem explicado.
Na terceira vez provavelmente ela ainda pergunte algum detalhe.
Para mim essa eh de longe a melhor forma de ajudar alguem avancar rapidamente.
Deixar a pessoa batendo a cabeca sozinha eh frustrante demais para quem fica nesta situacao e de aprendizado lento.

1

Eu sugiro acompanhar o trabalho dela, e ainda assim, deixar procurar, tentar, errar, acertar; essa parte independente do aprendizado é importante, porém sempre suportando no que ela está estiver produzindo. Eu sou dev junior e trabalho muito bem dessa forma, o senior do meu time me suporta totalmente no que eu preciso, eu faço a minha pesquisa, tento soluções, mas quando vejo que estou travado em algo ele está sempre lá disposto a me salvar a pele. O fato de errar ou pedir ajuda não me gera medo, e isso contribui muito na minha evolução.