Um mergulho no mercado de Freelancing
Intro
Hoje tive o prazer de conhecer em maior detalhe o trabalho do godoimatheus
que se dignou a fazer uma consulta nas vagas da Workana, conhecida plataforma de freelancing que inclui oportunidades com programação e tecnologia em geral.
Aqui está o primeiro post do Matheus no TabNews e aqui está a resposta dele com gráficos dando uma amostra do potencial desse projeto.
Assim sendo, comentarei a respeito do que me chamou a atenção nos dados consolidados pelo Matheus enquanto o parabenizo pelo trabalho e o fato de ter deixado tudo público.
Brasil
Para manter o foco no que mais interessa aqui, vou abordar o que mais nos diz respeito, ou seja, os dados filtrados em nível nacional.
Brasil vs Mundo
A primeira coisa que me chamou a atenção foi o gráfico com quantidade de vagas por país, em que o Brasil lidera disparado, com pelo menos 4x mais posições do segundo lugar, deixando claro que o mercado de tecnologia brasileiro tem não só tolerância como bastante gosto pelo modelo de freelancing.
Talvez isso derive do nosso estilo de trabalho com os famosos bicos
, que nada mais são que freelancing antes do termo freelance aparecer e cair nas graças da galera.
Nota: repare que a lista dominada por países relativamente pobres ou em desenvolvimento. Espanha e EUA são as exceções.
Antes de abordar o próximo gráfico, vale anotar que Pagamentos fixos
são anúncios com valor fixo por projeto, independente de prolongamento do projeto. Em contra-partida, existem os Pagamentos por hora
.
Nos gráfico abaixo podemos ver que ainda temos uma maioria de países pobres entre os que oferecem os melhores pagamentos para freelancers. Suécia é a exceção.
Pagamentos fixos | Pagamentos por hora |
---|---|
Aumento na adoção
O gráfico abaixo mostra como a adoção de freelancing vem crescendo nos últimos 10 anos.
O Brasil, por óbvio, tem grande participação nesse aumento, basta lembrarmos do primeiro gráfico.
Money 🤑
Vamos ao que interesse e que coloca comida na mesa: quanto o pessoal tá fazendo de dinheiro com freelancing.
Habilidades com mais vagas | Habilidades mais bem pagas |
---|---|
Acredito que ninguém fique surpreso em ver PHP e JS no topo da lista de vagas. Olhando o top 10 em número de vagas, vemos que o freelancing tem destaque em 2 segmentos:
- PHP + JS + MySQL tem muita pinta de Wordpress, ou seja, a galera tá procurando freelancer para fazer páginas relativamente simples e de baixo custo.
- Esse tipo de demanda abre espaço para fazer revenda de hospedagem.
- Graphic design e Adobe Ilustrator a mim parecem a demanda por branding, também totalmente demandados ao subir uma página usando wordpress.
Marketing, presente no gráfico na forma de Internet Marketing e Facebook. Certamente são sinais de promoção usando SEO, Ads em geral e anúncios no Instagram.
Mensão honrosa para Article Writing, ou seja, tem gente disposta a contratar outras pessoas para escrever artigos no modelo de freelance. (enquanto a gente aqui no TN está escrevendo de graça 🤔)
Sobre as skill mais remuneradas, não sei se todos compartilham da minha ignorância, mas eu só tinha ouvido falar de Lotus Notes e Cobol; o resto são nomes que não me dizem nada. Aqui também podemos ver que tecnologias de nicho oferecem as melhores remunerações.
Mercado cheio de oportunidades
Esse estudo do Matheus nos permite ver quantas oportunidades o mercado de freelancing nos apresenta. Entre as imagens ele compartilha essa abaixo:
Ou seja, vemos uma remuneração média por hora de 25USD. Se considerarmos 40h semanais, somam-se aproximadamente 166h por mês. Assim sendo, supondo que um freelancer consiga ficar um mês inteiro ocupado, ele terá faturamento médio de 4150 USD, ou seja, mais de R$ 20.000 por mês, mesmo considerando o câmbio em queda.
Todavia, ocupação de 100% não é a relidade da maioria dos freelancers, então estimemos que a ocupação média seja de 50%. Isso ainda implica em remuneração acima de R$ 10.000, o que ainda é uma boa remuneração e podemos argumentar que seria possível concorrer o trabalho formal e o freelance de forma simultânea, revivendo a noção de bico
que mencionei anteriormente.
Podemos perceber que a cena de tecnologia continua quente e que o mercado de freelancing segue forte e dando muitas oportunidades.
Trata-se também, na minha opinião, do melhor segmento para que se possa adquirir experiência sem ter uma ocupação estável ou acesso a estágio.
Freelancing pode oferecer oportunidades de todos os tipos: júnior, pleno, sênior e em praticamente todas as áreas de tecnologia.
Deixo o convite a todos para conhecer a Workana e dar uma olhada nas vagas. Talvez seu proximo trampo apareceça por lá.