O Datomic é um banco de dados distribuído que permite transacionar e consultar dados em tempo real.
Uma das principais vantagens do Datomic é que ele armazena os dados em um log imutável, o que significa que todas as mudanças nos dados são registradas ao longo do tempo. Isso permite que você veja um histórico completo de todas as mudanças feitas nos dados, o que é muito útil para auditoria e para a resolução de problemas. Além disso, o Datomic permite que você consulte os dados em qualquer ponto no tempo, assim você consegue ver informações antigas ou em versões anteriores. Nenhum dado é perdido ou apagado. Apenas criam-se novas versões em que determinadas informações ou valores existem ou não, sendo as mais recentes as válidas/ativas.
O Datomic pode ser usado em muitos tipos diferentes de aplicativos, desde aplicativos web até aplicativos de ciência de dados. Ele é particularmente útil em aplicativos que exigem alta escalabilidade, alta disponibilidade e tolerância a falhas. Ele também é adequado para aplicativos que exigem forte consistência de dados, ou seja, onde todas as partes do sistema têm uma visão consistente dos dados em todos os momentos.
As entidades no Datomic são representadas como mapas de chave-valor, que podem ser facilmente consultados e atualizados. Os atributos são definidos como pares de nome-valor, e podem ser adicionados dinamicamente aos dados.
Apesar da suas estruturas de dados serem as mesmas do Clojure (o que torna muito intuitivo de serem usados juntos), o Datomic é implementado em Java e fornece uma API nativa que pode ser usada por qualquer aplicativo Java. Além disso, o Datomic também fornece uma biblioteca para clientes REST que permite que aplicativos em outras linguagens, como Python ou JavaScript, se conectem e manipulem o banco de dados usando HTTP.