Executando verificação de segurança...
1

Web Assembly vai permitir (ou já está permitindo) que usemos praticamente qualquer linguagem no lugar do Javascript. Sei que ao menos Python e Golang já tem implementação com WASM.

Definição de Web Assembly - WASM

WebAssembly (às vezes abreviado como Wasm) é um padrão aberto que define um formato de código binário portátil para programas executáveis e uma linguagem assembly textual correspondente, bem como interfaces para facilitar as interações entre esses programas e seu ambiente hospedeiro. O principal objetivo do WebAssembly é habilitar aplicativos de alto desempenho em páginas web, mas o formato é projetado para ser executado e integrado em outros ambientes também, incluindo os autônomos.
[...]
WebAssembly pode suportar (pelo menos em teoria) qualquer linguagem (por exemplo, compilada ou interpretada) em qualquer sistema operacional (com a ajuda de ferramentas apropriadas), e na prática todas as linguagens mais populares já têm pelo menos algum nível de suporte.

Fonte: Wikipedia

Talvez isso abra caminho para o fim de Javascript, apesar de eu achar virtualmente impossível que isso acontece em qualquer futuro próximo. Atualmente a adoção é muito grande, muita gente usa e serve para quase tudo.

Como se diz, Jack of all trades, master of none, ou seja, é uma carta curinga mas não é mestre em nada. JS encaixa bem nesse papel e talvez por isso seja tão popular.

Carregando publicação patrocinada...
1

Amigo, parece que como em outras áreas da vida nem sempre o "melhor" e o mais "amado" se sobressaem, mas sim o mais "versátil".

Então, pelo jeito o js vai continuar reinando, por assim dizer, até que surja uma linguagem mais versátil ainda.