Executando verificação de segurança...
4
osrafa
2 min de leitura ·

UML: Uma Apresentação

Introdução

Olá a todos! Tenho como objetivo aqui escrever um pouco sobre conceitos e diagramas da UML que estou revendo. Neste artigo, não vou entrar em detalhes sobre quaisquer diagramas pertencente a esta, é mais uma introdução ao conceito e um pouco da história mesmo.

Pretendo fazer outras postagens sobre cada um dos diagramas que compõem esta série de modelos.

Linguagem

Ela é uma linguagem de modelagem para ajudar as equipes de desenvolvimento se comunicarem de forma visual e padronizada. Não se preocupa com uma linguagem de programação em específico, apesar de ter uma limitação (não tão grande, na minha opinião) quanto ao paradigma de orientação a objetos.

Você não é obrigado a usa-la, mas se precisar de algo para padronizar a documentação, diagramas e certas comunicações, é uma opção bem interessante.

Objetivo

O principal objetivo dela é uma padronização na definição de requisitos, comportamentos, estrutura lógicas, características e muito mais. Ela padroniza a comunicação entre o time, além de servir como documentação e consulta posterior.

Hoje em dia tem como usar ela com outras ferramentas para permitir versionamento com o git inclusive :D

História

A UML inicialmente é a junção de outras três "especificações" que já eram usadas no período de 1990:

  • Método de Booch;
  • Método OMT (Object Modeling Technique de Jacobson)
  • Método OOSE (Object-Oriented Software Engineering de Rumbaugh)

Estes três senhores são conhecidos como os três amigos.

Inicialmente começou com a junção do método de Booch com o OMT na Rational Software. Resultou-se daí o Método Unificado. Depois o método OOSE também foi unificado com a entrada de Rumbaugh na Rational. Neste momento era conhecido como a versão 0.8 do Unified Process (ou Processo Unificado).

A partir dos anos 2000 essas especificações foram aprovadas pela OMG (Object Management Group - consórcio internacional de empresas que define e ratifica padrões na área de Orientação a Objetos) dando início oficial a versão 0.9 da UML.

A versão 2.0 foi lançada por volta de 2005 e a 2.5 foi lançada em 2017.

Diagramas

Não vou entrar em detalhes sobre os diagramas apresentados, mas acho que seria interessante apresentar os mais comuns. Que é o de caso de uso e o de classes.

Diagrama de Caso de Uso

Diagrama de caso de uso

Diagrama de Classe

Diagrama de Classes

Estes diagramas são simplificações dos modelos mais usados. Como falado na introdução, pretendo fazer outras postagens falando mais afundo sobre alguns (ou todos) os diagramas pretencentes a UML.

Conclusão

Foi apresentado o conceito e o objetivo da linguagem. Além disso, descrevi um pouco da história da UML falando dos criadores, até a unificação dos modelos. Espero que isso sirva para alguém, nem que seja para atiçar a curiosidade.

Carregando publicação patrocinada...