Executando verificação de segurança...
5

O Caminho para Desenvolvedores Jovens

No mundo do desenvolvimento de software não existe um limite de idade para começar na carreira, como percebemos pelo caso da japonesa Masako Wakamiya, que iniciou sua jornada de programação no começo de 2017 com a tenra idade 82 anos. Recomendo muito a TedTalk dela, extramamente inspiradora.
Agora que isso está fora do caminho, irei estabelecer algo que pode ser considerado senso comum: quão mais cedo você aprender a programar, melhor vão ser suas habilidades e portanto sua carreira. Nesse artigo irei tratar de alguns princípios que acredito serem importantes, e caminhos possíveis se você é um desenvolvedor que ainda se encontra no ensino fundamental ou médio, e o que você pode fazer para melhorar suas chances de se tornar um grande profissional no futuro. É importante lembrar que a maioria das coisas que vou escrever vem de minha própria experiência, então seja cauteloso caso queira seguir alguns dos caminhos.

Princípios Básicos

Não existe um "momento certo"

Uma coisa que você vai se deparar (ou já se depara) é a situação de contar do seu interesse ou progresso para alguém e receber a resposta que é "muito cedo" para pensar nessas coisas. A realidade é que não existem condições perfeitas, e pode confiar em mim, daqui a 5 anos você vai desajar que tivesse começado hoje. O mercado é a definição de competição, e muitas vezes é brutal sem ter piedade de você; a solução para passar por cima de todos os outros é dífil, mas simples: seja o melhor ao ponto que todos os outros parecem desprovidos de qualquer habilidade.
"Ah mas nunca conseguiria fazer isso"
Mesmo que você tenha plena certeza disso, não tem nada melhor do que simplesmente treinar o máximo possível. Eu começei a programar com nove anos, não porquê alguém me obrigou ou porquê eu queria ser rico, mas simplesmente porque eu achei interessante e queria começar. E se pudesse ter começado dentro do útero eu seria increvelmente melhor do que sou hoje 😂
Eu fui muito afortunado, pois tinha um computador em casa que podia usar para programar e sou muito grato por isso. Não tenho certeza que me tornaria um programador se não tivesse acesso fácil a esses aparelhos, mas se é o que você quer o único conselho que posso lhe dar é usar todos os seus recursos, seja um PC da escola, seu celular, uma LAN House, etc.

Aprenda Inglês

É isso, aprenda a língua inglesa. Não precisa de certificado, só aprenda a se comunicar e você tá bem. Algumas dicas que tenho são:

  • Só assista vídeos e leia conteúdos em inglês.
  • Ao se deparar com um texto em inglês, seja uma mensagem de um amigo ou artigo, não a traduza por completo. Leia e se tiver alguma palavra que não conhece a coloque separadamente no tradutor, seu vocabulário irá se expandir muito mais rápido assim.
  • Entre em comunidades que falam inglês e crie amigos por lá, seja no Discord, Reddit, Twitter, etc. Você vai ter uma pessoa que pode te ajudar diretamente com dicas, e indiretamente, com um contato diário que te força a escrever na língua.

Se cerque de pessoas mais avançadas que você

Algo muito importante em qualquer área são suas redes de contatos. Com quem você falar caso esteja buscando oportunidades, e você se torna o contato deles caso precisem de um programador. Não existe um método 100% funcional para isso, mas algo que gosto de fazer é só entrar em um servidor do Discord sobre programação ou um assunto que tenha algo haver (como NFTs) e falar no chat geral. Em outra rede social como o Twitter é a mesma coisa, responde, curte, retuíta, e uma hora você é notado. Com esse método fiz alguns amigos milionários e alguns que tem um conhecimento assustadoramente profundo em programação. Não tem segredo, é só interagir com a galera e você vai se tornar parte deles, escolha a galera certa e vai pro abraço.

Vá atrás de oportunidades

Você nasceu em um país de terceiro mundo, onde as oportunidades são poucas se comparados a alguns outros. Não tem o que fazer sobre isso, então não adianta ir reclamar no Twitter. O que você precisa fazer é desenvolver uma habilidade vital para qualquer profissional brasileiro que quer atingir um alto nível: ser não só extremamente atento a oportunidades, não deixando nenhum passar, mas estar ativamente indo atrás de brechas onde você pode colocar sua cara e dizer chama no zap.
Um exemplo para mim foi quando queria arrumar um estágio, e assim entrei em todos os discords de empregos (gringos e brasileiros), e começei a enviar mesagens pedindo por uma chance, além de contatar as vagas. Também pedi ajuda aos meus contatos que desenvolvi online, se eles sabiam de alguma vaga, etc. No fim recebi uma oferta de estágio em 2 dias, mas por conta da ínfame IRS (receita federal dos EUA) e da lei trabalhista brasileira eles não puderam me contratar por conta de minha idade. Pelo que pesquisei somente a partir dos 14 anos (irei falar de mais oportunidades nos caminhos) :P

Seja resiliente

Você vai encarar o erro a todo momento, se não conseguir lidar com o erro você não deve ser programador. Você vai passar dias se achando o pior programador do mundo, e assim que resolver o bug vai se tornar a reencarnação do deus da programação. Mesmo inconscientemente a melhora é garantida, só se preocupe em continuar tentando e criando a todo momento. Nunca desista.

Faz um projetinho

Na minha experiência a melhor maneira de melhor na programação é fazendo projetos. Aprendeu algo novo? Faz um projeto. Você pode ganhar um grana boa com eles, e ajudam a formentar as ideias em sua cabeça. Mas um hábito comum entre programadores é o de começar um projeto e não terminar, isso é um traço que pode lhe prejudicar muito ao longo da sua carreira, e é algo que você deve eliminar pela raiz.

Caminhos Específicos

Jogos

Programar jogos é muito divertido, e é algo que passei mais de um ano fazendo. Esse canal tem (quase) tudo que você vai precisar. Tem conceitos de game design muito interessantes, mas se você está começando do 0 absoluto, recomendo que assista essa playlist dele. Ele realmente começa a programar do ínicio na série, e dá várias dicas sobre como começar, é só seguir o treinamento que ele mesmo seguiu que você vai sair com uma base excelente. Não tenho muito mais o que falar, já que o guia dele é realmente muito completo, mas após essa base ser criada recomendo que siga dois passos:

Entre em uma Game Jam

Game Jams das mais variadas acontecem o ano todo, com temas e prazos totalmente diferentes umas das outras. Escolha uma e encontre um time onde desejar, se não souber onde você pode procurar no próprio discord da jam. Após o período acabar você terá algo pronto que você criou, o que é uma satisfação imensa. Além de formar um espírito de trabalho em equipe você ganha reconhecimento na comunidade, prêmios, oportunidades de emprego, e talvez mais importante o fato de que uma imensa parte dos jogos indies surgiram a partir de game jams.

Lançe um jogo

Após ganhar experiência começe um projeto que queira terminar e que acha que merece ser lançado na Steam. Não seja ambicioso demais, escolha algo simples e termine o fazendo de forma polida e bem trabalhada. Você pode fazer ele em equipe (alguma de game jam talvez) ou sozinho, no final você tem um jogo que pode se orgulhar verdadeiramente, mostrar para seus amigos e familiares. Para lançar é muito fácil, e pode fazer isso de graça em um site como Itch.io, ou pagando na Steam, por exemplo. Custa em média de R$350 e eles tomam uma parte de sua receita, mas pode ser que valha a pena.

Programação Competitiva

Programação competitiva é díficil, mas você é recompensado. Para mim a maior recompensa se dá por meio das viagens ao redor do mundo no caso da Olímpiada Internacional de Informática e pelas vagas em faculdades brasileiras (como a UNICAMP) e em internacionais, que vão no geral aceitar qualquer um com medalha na IOI.
Para começar recomendo assistir o curso CodCad no site Neps.Academy, é brasileiro e ensina muito bem os príncipios em C++. Com os príncipios você pode começar a resolver exercícios tanto no Neps quanto nas dezenas de outros sites de programação como o beecrowd, CodeWars, LeetCode, etc. Depois faz basicamente duas coisas:

Olímpiada Brasileira de Informática

A não tanto famosa OBI é olímpiada de programação no Brasil, os problemas são um tanto quanto complicados e você só precisa falar com o coordenador de sua escola para te inscrever. É com ela que você vai para a internacional, de acordo com o caminho:
Ouro ou Prata no nível 2 da OBI -> 4 primeiros lugares na Semana Olímpica -> Olímpiada Internacional de Informática
Ela é bem legal e vale muito a pena, esse ano ganhei ouro e vou para a Semana Olímpica na UNICAMP.

Competições Online

As competições online de programação competitiva oferecem muitos prêmios, e por isso recomendo de mais que vocês façam parte delas sempre que possível. Uma das mais famosas é a Google Kick Start, que é extremamente concorrida, e ganhar vai te dar um status de lenda viva.

Web/Aplicativos

Para começar aprenda Javascript, recomendo esse curso, é gratuito e você pode acabar em 2-3 dias com facilidade. Você pode aprender a maioria dos assuntos no site desse curso (o freecodecamp.org), e minha stack favorita é a MERN, se quiser seguir ela a rota recomendada por mim é:
JS, HTML e CSS -> React -> Node.js -> Express -> MongoDB
Depois vai lançando aplicativos e websites que em algum momento você vai ter um sucesso de usuários, ou vai ser contratado pelo seu portfolio.

Blockchain

Entre no curso CryptoZombies e siga ele. Com poucas aulas você já pode começar um projeto e acabar rapidamente, trazendo algum conceito já existente para a blockchain.
Publique alguns projetos e existe uma chance de você se tornar um milionário de crypto, mas se isso não funcionar você vai ter que se contentar com um dos empregos mais bem pagos atualmente após alguns meses estudando.
Eu consegui talvez a maior oportunidade da minha vida através de um DAO que me patrocinou para uma semana nos EUA com acompanhante totalmente gratuito para um evento chamado ETHDenver, e foi muito f*oda. Estava no twitter e alguém que eu seguia retuitou, preenchi o formulário e gostaram de mim. Tem oportunidades em todo lugar, não as perca de vista.

Fim

Esse foi meu primeiro conteúdo aqui, espero que tenham gostado. Sou um escritor muito inexperiente e pretendo trabalhar mais nisso. Obrigado por ler até aqui :)

Carregando publicação patrocinada...