Executando verificação de segurança...
-3

Por que só o Bitcoin importa?

O objetivo das altcoins não é ser reserva de valor como o Bitcoin, o objetivo delas, em princípio, deve ser para testar coisas que podem ser implementadas na rede Bitcoin. Só que hoje sabemos que 99% das altcoins são golpes para tomar o seu dinheiro. Você coloca seu dinheiro numa suposta moeda que vai multiplicar por "100x", o dono dela mantém 80% das moedas, o preço sobe, ele vende e você perde o seu dinheiro.

A tentativa de achar a nova moeda que irá substituir o Bitcoin sempre será frustada, pois o próximo Bitcoin é o próprio Bitcoin.

Essa questão de escalabilidade, custo e privacidade do Bitcoin já foi resolvida com a lightning network, hoje se é possível pagar um café, um pão, com Bitcoin, embora esse não seja seu princípal uso. Sendo assim, não tem porquê tentar usar outras moedas pra tentar resolver problemas que já foram resolvidos.

Tem uma coisa chamada de "efeito de rede". O efeito de rede nada mais é do que toda uma comunidade que cresceu organicamente canalizando força computacional e intelectual para manter e desenvolver uma rede. Isso é algo que nenhuma outra criptomoeda irá conseguir reproduzir.

Mesmo que surja uma criptomoeda que de fato traga inovações tecnológicas, é muito melhor a comunidade do Bitcoin implementar isso na própria rede, que já é algo sólido e seguro, do que todo mundo migrar pra algo novo, instável e inseguro.

Carregando publicação patrocinada...
2
1

O problema de outras moedas digitais, a meu ver, está no controle da moeda. Geralmente, uma empresa que controla a moeda. Mas, e se a empresa quebrar ou decidir mudar os rumos da moeda deliberadamente? Centralizar parece bom a curto prazo, mas será que é a longo prazo?

1

Não manjo do assunto, mas tenho uma opinião sobre isso. Só deixando claro que é a opinião de um leigo no assunto.

Acho que a tecnologia por trás das criptomoedas é muito recente, então acho muito complicado afirmar que determinada solução é definitiva, mesmo que seja a pioneira ou a melhor atualmente. Claro que o Bitcoin pode acompanhar a evolução e sua popularidade o manterá no topo, mas e se ele não se atualizar a tempo? Seja por estar muito atrás das altcoins ou por uma dificuldade técnica relacionada à sua estrutura. Essa estratégia de deixar as altcoins validarem novas tecnologias é inteligente, mas pode, em algum momento, tornar o Bitcoin obsoleto.