Carta Aberta: Um Dev que passou um pouco mais de 2 dias em uma demanda
Salve, e ai como estão?
Hoje foi o dia que finalizei a tarefa que passei um pouco mais de dois dias travados nela. Durante os dias fiz a seguinte pergunta, Será que sou incapaz? Ai que entra as famosas síndromes conhecidas no meio tech.
Minha opinião:
Você demorar para entregar uma demanda é TOTALMENTE normal, o que você deve fazer é alinhar com o superior/cliente ou quem está realmente esperando o resultado dessa solução, ser transparente e realmente falar os problemas que estão acontecendo e que está enfrentando. O errado não é demorar, o errado é não avisar e não correr atrás para tentar solucionar.
O famoso Lucas Montano publicou uma frase sensacional, "Não tem bug que resista a 14 horas de trabalho”, se eu colocar isso no papel não gastei nem 10 horas trabalhando na minha demanda e realmente eu solucionei.
Você e eu não somos incapaz, muito pelo contrário, somos capaz, basta começar. Não é feio pedir ajuda. Muitos devs tem esse medo/vergonha de pedir ajuda a outro dev que tenha mais ou menos experiência, as classificações Júnior, Pleno e Sênior são apenas para o mercado, precisamos entender que cada um tem uma história um aprendizado e uma forma diferente de ver tudo, todos temos uma velocidade tanto de aprendizado quanto de viver a vida.
Aqui vai uma dica que eu estou levando, você que está começando ou que está como Júnior, não tenha medo, faça, estude, corra atrás e PERGUNTE, converse, faça networking.
E aqui vai uma frase que um sênior falou quando eu era júnior, "Qual é o maior dever do dev? Solucionar problemas, você como júnior está solucionando problemas, você já é um dev!” todos dentro dessas categorias que o mercado passa tem travamentos, tanto Sênior, Pleno e Júnior.
Finalizando, o que não pode é você ficar pensando que é incapaz, se for incapaz corre atrás, se vira, estuda e resolve. Só quem não consegue é aquele que não tenta.
Quer me acompanhar, me segue nas redes, sou novo nessa parada de criar conteúdo mas estou tentando.