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Carta Aberta: Um Dev que passou um pouco mais de 2 dias em uma demanda

Salve, e ai como estão?

Hoje foi o dia que finalizei a tarefa que passei um pouco mais de dois dias travados nela. Durante os dias fiz a seguinte pergunta, Será que sou incapaz? Ai que entra as famosas síndromes conhecidas no meio tech.

Minha opinião:

Você demorar para entregar uma demanda é TOTALMENTE normal, o que você deve fazer é alinhar com o superior/cliente ou quem está realmente esperando o resultado dessa solução, ser transparente e realmente falar os problemas que estão acontecendo e que está enfrentando. O errado não é demorar, o errado é não avisar e não correr atrás para tentar solucionar.

O famoso Lucas Montano publicou uma frase sensacional, "Não tem bug que resista a 14 horas de trabalho”, se eu colocar isso no papel não gastei nem 10 horas trabalhando na minha demanda e realmente eu solucionei.

Você e eu não somos incapaz, muito pelo contrário, somos capaz, basta começar. Não é feio pedir ajuda. Muitos devs tem esse medo/vergonha de pedir ajuda a outro dev que tenha mais ou menos experiência, as classificações Júnior, Pleno e Sênior são apenas para o mercado, precisamos entender que cada um tem uma história um aprendizado e uma forma diferente de ver tudo, todos temos uma velocidade tanto de aprendizado quanto de viver a vida.

Aqui vai uma dica que eu estou levando, você que está começando ou que está como Júnior, não tenha medo, faça, estude, corra atrás e PERGUNTE, converse, faça networking.

E aqui vai uma frase que um sênior falou quando eu era júnior, "Qual é o maior dever do dev? Solucionar problemas, você como júnior está solucionando problemas, você já é um dev!” todos dentro dessas categorias que o mercado passa tem travamentos, tanto Sênior, Pleno e Júnior.

Finalizando, o que não pode é você ficar pensando que é incapaz, se for incapaz corre atrás, se vira, estuda e resolve. Só quem não consegue é aquele que não tenta.

Quer me acompanhar, me segue nas redes, sou novo nessa parada de criar conteúdo mas estou tentando.

Links: https://linktr.ee/lucasfernandesdev

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Cara realmente é isso, mas no meu caso fiquei uma semana kkk, mas, ai eu entendo que as vezes tu nem tem os recursos necesssários para fazer o trabalho.
Mas, isso não resume a isso, uma vez entrei num job que para a PR passar foram 3 semanas o que foi bem frustrante.
Mas, é entender o que tu pode melhorar e sempre seguir em frente.

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Com certeza, o meu primeiro PR negado eu lembro que levei como um tapa na cara, mas na real é somente um PR negado, o que te faz melhor é o que vai fazer com essa situação!

É igual errar, você vai errar, o importante é solucionar! Errar é normal!

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quando diz "travado", consegue refletir e entender em que ponto enroscou? logica, uma lib nova que nunca usou, falta de entendimento das regras de negócio?

no final é isso ai que falou: "não é feio pedir ajuda". o que não rola é sofrer em silencio, tenta resolver o problema e se segue travado, levanta a mão e pede ajuda.

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Muito bem pontuado, fazer um tópico no que travou é maravilhoso mesmo, por que pode dai partir para um estudo melhor!

Não nego de ajudar e muito menos pedir ajuda, já sofri algumas vezes em pedir ajudar para algumas pessoas, mas sempre deu certo!

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Só um adendo, a frase do Lucas Montano era uma crítica irônica a imagem desse tweet aqui, era só uma piadoca com um pouco de crítica social. Não tem relação real com ficar 14 horas em cima de um bug.

Mas não foi apenas você, vi algumas outras pessoas achando que era algum tipo de frase motivacional. 🤣🤣🤣


Ainda mais ou menos nesse assunto, recomendo esse blog post, ele já tem uns anos, mas é muito bom.

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Eu sei que não era motivacional kkk mas levei como hahaha ainda mais na pequena situação que passei essa semana. Até porque já fiquei com um bug por mais de uma semana kkkk

Valeu pela recomendação!