Canadá anuncia estratégia de adaptação climática
O Canadá apresentou na última quinta-feira (23), a sua primeira estratégia nacional de adaptação às mudanças climáticas. Com cerca de 70 medidas, o plano combina novas normas de construção com investimentos para tentar “proteger as comunidades e construir uma economia forte”.
As medidas visam diminuir os impactos causados pelos desastres naturais que acometem o país. Como exemplo foi dada a tempestade Fiona, que aconteceu em setembro e deixou um prejuízo de mais de 660 milhões de dólares para o governo. Especialistas preveem que os danos por desastres naturais podem chegar a 15,4 bilhões de dólares canadenses em 2030.
Serão investidos 1,6 bilhão de dólares canadenses, em cinco anos, para ajudar os municípios a melhorar a infraestrutura pública. Entre as medidas que serão adotadas estão melhorias no ar condicionado e na qualidade do ar, uma redução na pressão da infraestrutura que gerencia águas pluviais.
Realizar uma readequação da sociedade e aprender a minimizar os danos e as mudanças climáticas foi um dos temas mais discutidos na COP27, a cúpula do clima da ONU que aconteceu na última semana, no Egito.
Autor: Taís Machado
Fonte: https://oneshortcut.space