Executando verificação de segurança...
4

"What do you want to build today?"

Sabe, é muito doido ganhar experiência e, ao mesmo tempo, perder a inocência sobre como o mercado funciona. Você começa a perceber padrões, enxergar tendências e entender os movimentos de maneira menos ingênua.

E tem uma coisa que vem me perseguindo na internet: essa frase clichê estampada em todo lugar. "What do you want to build today?" Parece um mantra, um convite para um mundo onde qualquer ideia pode virar um produto. Mas a realidade por trás disso é bem mais profunda do que apenas criar um software.

Atualmente, estamos vivendo a era dos produtos que constroem produtos com IA. Essa revolução não passou despercebida por mim. Na verdade, eu mesmo uso e abuso da IA quando faz sentido. Ela acelera, automatiza e potencializa o trabalho.

Mas o que me faz refletir é o ritmo insano de substituição das ferramentas. O Lovable chegou pra desbancar o Bolt, que chegou pra desbancar o v0, que chegou pra desbancar o DataButton, que chegou pra desbancar o Replit... E assim seguimos, num ciclo interminável.

"Sim! Usem esse agora! Esse sim é definitivamente melhor que os 94 quintilhões anteriores."

E sabe de uma coisa? Às vezes, eles são mesmo melhores. O Lovable gera interfaces mais bonitinhas, o Replit não se limita a uma stack específica, cada um tem suas vantagens. A quantidade de concorrentes é bizarra? Pensando de maneira, lógica, não. Devem estar lucrando como nunca em cima de empresas que acham que vão trocar pessoas por IA. Então, nada disso me espantava tanto, até que ontem vi um tweet do Notion.

Lá estava ele, um software de anotações e organização de documentos, estampando a famigerada frase: "What do you want to build today?". E o placeholder? Um movie tracker.

Tá, acho que agora eu entendi.

Os "tubarões" estão fazendo todos a mesma coisa, né? Ainda que não faça o menor sentido ter aquilo, né?

Sabe, nesse momento parece que estamos diante de uma nova corrida pelo petróleo. Mas, diferente das outras, aqui o que importa é apenas correr. Se vai dar certo ou não, se faz sentido ou não, pouco importa no curto prazo. E nesse caso, não tô apontando isso como um problemasso, na verdade, provavelmente tá tudo bem.

Quais serão os impactos positivos e negativos disso? Veremos nos próximos capítulos.

Carregando publicação patrocinada...
1

Raciocinio irado demais! Realmente o mercado de startups de produtos com IA tá avançando demaais, também uso e abuso de ferramentas de IA, algumas realmente ajudam na produtividade. As "grandes" entram porque sabem que podem lucrar um pouco mais, até porque mesmo as grandes como o notion ainda são softwares que precisam seguir tendências para atrair novos usuários.

-3

Atualmente, estamos vivendo a era dos produtos que constroem produtos com IA. Essa revolução não passou despercebida por mim

Eu discordo.

A 'internet revolution' vem alterando mercado financeiro, mercado da comunicação, mercado do entrerimento, mercado de trabalho...

Inteligência artificial é só um assuntinho.

0
0