O tempo de um dev iniciante que não está empregado é valiosíssimo, use sem moderação
Não sou muito fã dessas conversas porque parece papo coach dev e eu nem sou tão bom assim em dar conselhos, mas se tem uma coisa que eu DEFINITIVAMENTE faria diferente no comecinho da minha carreira, no falso ócio dos estudos contínuos sem um emprego formal, seria ficar me prendendo em projetos aleatórios de curso e clonando nubanks e ifoods.
Não existe coisa MELHOR pra fazer no tempo livre como dev do que criar projetos reais que atendem determinada dor, ou só projetos pra serem divertidos mesmo.
Onde se inspirar?
- IndieHackers (https://lnkd.in/eHz_WBJj)
- App-Ideas (https://lnkd.in/ebQiJy-w)
Tem um monte de lugar, muito mesmo
Chama aquela pessoa desenvolvedora que tá estudando contigo, faz junto, configura deploy, quebra a cara, jamais exponha uma variável de ambiente, mas aprende na vida real
Coleta feedback, usa uma IA pra se inspirar no design se tiver dificuldade nisso, abre o código open-source, se envolve na comunidade. Se possível e se quiser, MONETIZA. Cobra alguma coisa com pagamento único. Aprende a integrar com soluções de pagamento. Deu bom? Cobra alguma coisa de maneira RECORRENTE.
Fez, deu certo? Reavalia o que vc fez!
A api tá sendo muito consumida? O front tá muito pesado, com libs desnecessárias? Fazendo re-render? A escolha do banco foi a ideal? A escolha do host foi a ideal?
Integra com uma IA pra ver se funciona, se possível, compra um domínio baratinho e configura...
Meu pai do céu, o emaranhado de possíveis aprendizados é tão grande que isso iria se tornar uma teia sem fim num diagrama, sério mesmo.
FAÇA, só FAÇA.
Eu juro que tenho hoje no mínimo 15 ideias que só não toco muito porque o dia-a-dia do trabalho não deixa. O tempo que um dev tem antes do primeiro emprego é valiosíssimo, use sem moderação.
(e às vezes isso vai te dar mais chance de conseguir um emprego do que sair se candidatando pra qualquer coisa, tá?)