Executando verificação de segurança...
21

O tempo de um dev iniciante que não está empregado é valiosíssimo, use sem moderação

Não sou muito fã dessas conversas porque parece papo coach dev e eu nem sou tão bom assim em dar conselhos, mas se tem uma coisa que eu DEFINITIVAMENTE faria diferente no comecinho da minha carreira, no falso ócio dos estudos contínuos sem um emprego formal, seria ficar me prendendo em projetos aleatórios de curso e clonando nubanks e ifoods.

Não existe coisa MELHOR pra fazer no tempo livre como dev do que criar projetos reais que atendem determinada dor, ou só projetos pra serem divertidos mesmo.

Onde se inspirar?

Chama aquela pessoa desenvolvedora que tá estudando contigo, faz junto, configura deploy, quebra a cara, jamais exponha uma variável de ambiente, mas aprende na vida real

Coleta feedback, usa uma IA pra se inspirar no design se tiver dificuldade nisso, abre o código open-source, se envolve na comunidade. Se possível e se quiser, MONETIZA. Cobra alguma coisa com pagamento único. Aprende a integrar com soluções de pagamento. Deu bom? Cobra alguma coisa de maneira RECORRENTE.

Fez, deu certo? Reavalia o que vc fez!

A api tá sendo muito consumida? O front tá muito pesado, com libs desnecessárias? Fazendo re-render? A escolha do banco foi a ideal? A escolha do host foi a ideal?

Integra com uma IA pra ver se funciona, se possível, compra um domínio baratinho e configura...

Meu pai do céu, o emaranhado de possíveis aprendizados é tão grande que isso iria se tornar uma teia sem fim num diagrama, sério mesmo.

FAÇA, só FAÇA.

Eu juro que tenho hoje no mínimo 15 ideias que só não toco muito porque o dia-a-dia do trabalho não deixa. O tempo que um dev tem antes do primeiro emprego é valiosíssimo, use sem moderação.

(e às vezes isso vai te dar mais chance de conseguir um emprego do que sair se candidatando pra qualquer coisa, tá?)

Carregando publicação patrocinada...
2

Cara concordo com o que voce falou, eu trabalho como jovem aprendiz de suporte de TI, apesar do emprego eu só trabalho 4 horas e tenho o resto do dia pra desenvolver meus projetos, tenho vontade de ter mais dinheiro claro e ter emprego como desenvolvedor porém sinceramente se nesse 1 ano trabalhando em projetos individuais eu conseguisse um emprego como junior eu não aprenderia tanto como estou aprendendo, não estou preso a uma tecnologia expecífica de empresa nem coisa do tipo, eu apenas desenvolvo e aprendo, mesmo eu reclamando as vezes dos meus 500 reais por mes eu agradeço por ter a oportunidade de aprender e estudar o que muitos não tem

5
1

Cara, acho que esse foi o melhor post que eu li hoje, muito, obrigado.

Se puder tirar uma dúvida, eu tbm sou como o mano ali em cima, aprendiz com mt tempo livre. Só que meus projetos são apenas algoritmos de linha de comando em Python. Ae eu fico em dúvida às vezes se devia deixar de ficar apenas programando scripts pro terminal, e fosse direto pra um lance mais visual e dinâmico como PHP, JavaScript...
Eu sei que da pra investir em Python, mas tô percebendo que a linguagem exige muitos requisitos pra aprender os frameworks. Embora a sintaxe seja fichinha, as libs e os ambientes virtuais são meio complicados de entender e configurar.
As vezes até desanimo, pq tenho medo de partir pra uma nova lang enquanto tô ansioso e cheio de expectativa, e acabar desanimando no caminho.
Ta foda, mas continuo amando código.

1

Se sua área for desenvolvimento web (ou se voce só quiser aprender mais sobre), e se voce ja se sente confiante com a linguagem e com a lógica, agora é hora de aprender um framework, como Django, Flask ou o FastAPI.

É bem gostoso e fácil de desenvolver com Django, e se você terminar um projeto é bem possível já fazer o deploy de um app web funcional e interativo, tudo isso só usando Python.

1

Concordo totalmente com sua fala. Quando eu era estudante, e até mesmo quando iniciei o estágio, tinha mais horas para estudar e fazia questão disso. Após ser contratado e começar a trabalhar em período integral, tornou-se muito cansativo. Mesmo que eu reserve algum tempo para estudar, não é a mesma coisa, e obviamente o cansaço do trabalho impacta bastante, principalmente se não for home office e for necessário se deslocar. Pensando aqui, antes eu tinha cerca de 6 a 8 horas diárias para estudar. Atualmente, tenho menos de 4 horas, isso se eu simplesmente chegar em casa e começar a estudar, sem descansar ou me dedicar a hobbies (não estou contando os finais de semana).