Executando verificação de segurança...
1

Concordo e compartilho desse sentimento !

Tenho algumas plataformas desenvolvidas em PHP + MySQL + HTML + CSS + JS , rodam perfeitamente, estão em constante evolução e são muito práticas em termos de criar novas ferramentas em manutenções.

Apesar de eu adorar as stacks atuais e estar trabalhando basicamente focado nelas, elas complicam muito o ponto de partida mas em contrapartidafacilitam alguns pontos futuros.

Parabéns pelo artigo e por expor algo, que apesar de polemico para alguns, demonstra claramente experiência profissinal de quem sabe do que fala. Grande abraço. Tmj !

Carregando publicação patrocinada...
1

Boa noite amigo, também sou adepto ao antigo PHP + MySQL + HTML + CSS + JS, pois desenvolvo um sistema de gestão micro erp. Mas sempre fico me perguntando se estou ficando para trás nas tecnologias atuais de desenvolvimento, por exemplo, possivelmente focar em NodeJs + MongoDB + Angular. Mas ai todo dia aparece um sabor novo de framework JS que promete revolucionar o mercado. Vejo uma curva de aprendizado mais longa nesses novos frameworks para conseguir algo funcional e prático para o dia a dia, é válido esse meu pensamento? Você poderia compartilhar quais stacks utilizou pós PHP? abraços.

2

Realmente John. Levei algum tempo até me sentir confortável em desenvolver na nova stack que tenho trabalhado mais atualmente ( Reactjs / React Native / NextJs / Nodejs / Typescript ) que alias gosto muito. Porém um de minhas plataformas, de e-commerce, é feita em PHP. Nela sempre lancei novas ferramentas e features muito rápido. E mesmo hoje, já trabalhando algum tempo com a nova stack em outros sistemas, ainda sim acho menos prático realizar a mesma tarefa.

Mas posso te dizer que tenho visto também uma procura grande de profissionais GOLang, Python e PHP+Laravel ao menos por aqui no Canadá e países vizinhos. E um tech recruiter me disse que Angular tem tido uma grande procura também por aqui e Europa. Por outro lado um conhecido recrutador no Brasil me disse que o VUE está no top de solicitações recentemente.

E sabendo que o maior erro, que todos nós devs provavelmente já praticamos, é pular de stack para stack ou linguagem para linguagem, vivemos tempos sombrios kkkkk

Outro ponto de vista de quem é muito fã de PHP. A linguagem tem evoluído para tentar voltar ao topo. Talvez ao invés de migrar você se sinta mais confortável em evoluir na própria linguagem e trabalhar com frameworks como Laravel caso ainda não trabalhe.

Espero ter ajudado com meu ponto de vista meu amigo. Tmj !

1
0
1

Acredito com firmeza que você deve apostar em tecnologias que reduzem teu custo e beneficiam tua produtividade se está empreendendo.

Tua stack atual provê boa segurança e te ajuda a ser produtivo? Se sim, mantém.

Se por outro lado, você vende sua força de trabalho, precisa estar alinhado com as tecnologias de mercado.

Não existe uma única resposta, mas, dentre tantas tecnologias você pode optar por uma Stack que satisfaça produtividade, estabilidade e oportunidades de trabalho e pronto.