Executando verificação de segurança...
7

Como eu explicaria protocolos para uma criança de 12 anos!

A Cidade da Internet e Seus Sistemas de Mensagem

Imagine que a internet é uma cidade com milhões de casas (como computadores, celulares, servidores), estradas (como cabos de internet e Wi-Fi), e serviços de entrega que fazem com que mensagens e pacotes cheguem de um lado a outro da cidade. Cada casa tem seu próprio endereço para que as entregas sejam feitas de forma correta. Agora, vamos entender os diferentes sistemas de mensagens nesta cidade.

O Sistema de Endereços: Protocolo IP (Internet Protocol)
➝ Pense no IP como o sistema de endereços da cidade.

O que é o IP?

O IP (Internet Protocol) funciona como o endereço de cada casa na cidade da internet. Cada dispositivo (como celulares e computadores) tem um endereço IP único, que é como o endereço da sua casa. Isso garante que, quando alguém quer enviar uma mensagem para você, ela saiba exatamente para onde enviar.

Como as mensagens são enviadas?
Quando alguém quer enviar uma carta (ou dados) para outra casa, ela coloca o endereço IP da casa de destino na “carta” e envia. Os “carteiros digitais” (roteadores) olham para o endereço IP e escolhem o melhor caminho para entregar a carta.

O Serviço de Entrega Segura: Protocolo TCP (Transmission Control Protocol)
➝ Pense no TCP como o entregador que garante que as cartas cheguem certinhas e na ordem adequada.

O que é o TCP?

O TCP (Transmission Control Protocol) trabalha junto com o IP para garantir que todas as cartas (ou pacotes de dados) cheguem sem se perder e na ordem correta. Imagine que você envia um quebra-cabeça em várias partes para um amigo. O TCP garante que todas as peças cheguem e que ele possa montá-lo da forma certa.

Como o TCP faz isso?
Quando você envia uma mensagem, ela pode ser dividida em várias partes. O TCP cuida de:

➝ Dividir a mensagem em pedaços pequenos.
➝ Numerar cada pedaço para que eles possam ser colocados na ordem certa no final.
➝ Confirmar o recebimento de cada pedaço. Se algum se perder, o TCP solicita o seu reenvio.

O Protocolo de Comunicação: HTTP e HTTPS
➝ Pense no HTTP e HTTPS como o tipo de carta que você está enviando.

O que é HTTP?

HTTP (HyperText Transfer Protocol) é como um tipo de “carta aberta” que todos podem ler durante o transporte. Quando você visita um site na internet (como um blog ou uma loja online), seu navegador de internet (como o Chrome, Edge, Opera ou Firefox) envia uma mensagem HTTP para o servidor pedindo para ver a página.

O que é HTTPS?

HTTPS (HTTP Secure) é como uma carta “lacrada” e “trancada com chave”. Somente o remetente e o destinatário podem ler o que está dentro. Isso é muito importante para proteger informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito. O “S” significa Segurança, e ele usa algo chamado SSL/TLS para garantir que ninguém possa bisbilhotar as mensagens.

Como o HTTP e HTTPS trabalham?

Você quer visitar um site: Seu navegador manda uma “carta” HTTP para o servidor do site.
Resposta do servidor: O servidor responde enviando a página de volta para você.
Se for HTTPS: Toda a comunicação é feita de forma segura, como se a carta estivesse trancada.

Tá. E como eles trabalham juntos?

Vamos imaginar que você quer visitar um site chamado tabnews.com.br:

Primeiro, o seu navegador precisa saber o endereço IP da casa (servidor) que hospeda o site. Ele descobre isso como se fosse consultando um "mapa" chamado DNS (como uma lista telefônica da internet).

Seu computador usa o protocolo TCP para garantir que ele consiga falar com o servidor de forma segura e organizada. Eles “apertam as mãos” e se preparam para a troca de mensagens.

Seu navegador então envia um pedido HTTP (ou HTTPS) para o servidor: "Oi, eu quero ver a página principal de tabnews.com.br!"

O servidor usa o TCP e IP para enviar de volta a página para o seu navegador. Se for HTTPS, o servidor primeiro tranca a mensagem com uma chave especial.

Você vê a página carregada no seu navegador, porque todos esses protocolos trabalharam juntos para garantir que a mensagem fosse enviada e recebida de forma correta e segura!

Vamos revisar os conceitos aprendidos?

➝ IP é o sistema de endereços da internet, como o endereço da sua casa.
➝ TCP é o serviço de entrega segura que garante que tudo chegue certinho e na ordem certa.
➝ HTTP é o protocolo para pedir e receber páginas da web, como se fossem cartas abertas.
➝ HTTPS é a versão segura do HTTP, onde as cartas são trancadas para privacidade.

Juntos, eles formam a equipe que permite que a internet funcione, garantindo que tudo o que você faz online, desde visitar um site até enviar mensagens, aconteça de forma rápida, segura e eficiente!

Carregando publicação patrocinada...
1

Lembrei do filme Wi-fi Ralph. Ainda que seja possível encontrar falhas ali (até pq o filme não tem como objetivo ser uma aula de redes), a ideia de um personagem "passeando" por uma rede dá uma ideia para um leigo de como as coisas funcionam.

-7

Tenho uma pergunta melhor ojonatasquirino, Porque ensinaria Protocolos HTTP, TCP e IP para uma criança de 12 anos? Que criança é essa que ta querendo aprende Protocolos de internet com 12 anos!?

Rsrsrs..

-1

Esse não foi o objetivo da publicação, Walisson. O título é clickbait. Apenas mostrei como conceitos complexos da tecnologia para leigos podem ser explicados didaticamente com exemplos cotidianos. Até uma criança entenderia.