Executando verificação de segurança...
3

O LinkedIn é uma ótima plataforma pra promover o currículo e habilidades técnicas. Sempre foi, na verdade. O cerne da questão é como a pessoa faz isso dentro da rede.

Infelizmente uma gama de estudantes iniciantes na programação (especialmente front-end) tornou muito comum o comportamento de desenvolver (copiando e colando) telas bonitas (sem funcionalidade nenhuma), publicar desafios e achar que fazendo isso iria gerar impacto e relevância na rede. Ao meu ver, isso não mostra destaque de verdade.

Ninguém está realmente interessado em saber o que o outro está fazendo ou desenvolvendo. Já vi posts de pessoas compartilhando o que elas estavam fazendo, o que aprenderam, o que pretendem aprender, etc. Eu não lembro de nenhum dos autores. Nenhum.

Programação é solucionar problemas reais de um produto ou negócio através da computação. Acho que uma melhor maneira de se destacar é começar a compartilhar soluções que foram encontradas no meio do caminho, contribuir com comentários valiosos e facilitar caminhos de pessoas que já passaram pelas dificuldades e atritos que você passou durante o desenvolvimento, mostrando a sua solução. No LinkedIn, além de todas essas coisas, deixe claro as tecnologias que você está trabalhando e aplicando.

Por fim, sugiro que não se torne um acumulador e divulgador de certificados. Qualquer um pode comprar um curso na Udemy e burlar o certificado pra compartilhar nas redes profissionais. Falo melhor sobre isso na publicação abandone certificados no LinkedIn.

Não estou falando isso pra te desmotivar, apenas estou te mostrando uma perspectiva real do que está acontecendo na rede e te orientando a fugir da falsa impressão de 'destaque' de muitos iniciantes.

Sugiro que tenha projetos significativos que resolvam diferentes problemas. Documentar a construção deles no LinkedIn possa ser uma boa também. Sugiro que inclua-os como repositórios no seu github e coloque-os nos 'fixados'.

Use tutoriais e cursos como guias, mas tente sempre desenvolver a própria solução e ler as documentações das linguagens/ferramentas. É um caminho dolorido, aprender de verdade dói. Eu mesmo estou seguindo esse caminho, mas posso te dizer que é bem melhor que se iludir achando que um recrutador ou avaliador técnico vai me achar um destaque por copiar 5 projetos de curso, divulgar um certificado e fazer alguns desafios de codificação. O que ele realmente que saber é a pessoa vai criar soluções e contribuir pra equipe de desenvolvimento, acredito que essa avaliação será pelo LinkedIn, Github (projetos) e um portólio que resuma sua habilidades e mostre suas soluções em projetos.

Espero que tenha agregado, mano. Tô à disposição :)

LinkedingithubGmail

Carregando publicação patrocinada...