Antigamente era comum a galera que curtia quadrinhos dizer que: "O Batman pode derrotar qualquer inimigo, desde que tenha tempo para se preparar"
O objetivo da programação é resolver problemas através de software.
Acredito que a partir do momento que você se torna programador, passa a ver as linguagens como meras ferramentas de trabalho, assim com o marceneiro usa martelo, serrote, chave de fenda, nós programadores usamos linguagens de programação.
Quando seu chefe te apresenta uma demanda em uma linguagem/tecnologia que você não domina, o que eu espero de um bom profissional e conversar com esse chefe e ser claro: "Chefe, não domino essa tecnologia, para eu poder fazer o mínimo viável aqui vou precisar de alguns dias de estudo para não fazer burrada", se ele for um bom chefe ele vai entender e até pode ser que ele já estivesse pensando nisso.
O que não pode é apenas receber a demanda e falar um "ah... tá bom, vou tentar aqui" ou até mesmo "eu não sei, portanto não vou fazer".
Veja que não tem haver com habilidades, tem haver com postura.
Outra coisa é não ser fanboy de linguagem: "Esse projeto é em Java, Java é verboso, odeio Java, eu só uso Ruby....", não seja esse tipo de profissional. Ainda no exemplo de Java, você não precisa amá-lo e idolatrá-lo, só precisa resolver um problema em que o Java é o que deve ser usado.* (Pode trocar a palavra Java e Ruby nesse parágrafo por qualquer linguagem, a lógica não muda)*
Linguagens de programação são ferramentas, aprenda a usar bem a maior quantidade possível e aumente os itens no seu cinto de utilidades.