Fala @mako, obrigado pelo seu comentário.
Na sua opinião vale a pena utilizar o rails como api e no front um vite/next ?
Então, como disse no post eu tenho trabalhado com Rails por alguns anos e talvez minha resposta mais direta é que pra mim vale a pena sim. Mas não seria apenas por comodidade. Na minha visão, o ecosistema de Rails é muito mais maduro e estável que os ecossistemas do frameworks Javascript.
Eu também estou pensando com relação a separação do backend e frontend. Quando eu comecei a programar não existia essa separação e você tinha que conhecer ambos. Depenendo da sua estratégia e ambiçao, você terá desafios diferentes:
- Se você está começando agora e não pretende ser um desenvolvedor Fullstack, talvez nem precise se precupar tanto com isso.
- Se for backend, escolha a linguagem que se sentir melhor. Ruby e Javascript são boas alternativas excelentes para o desenvolvedor e também para o mercado.
- Se for frontend eu sugiro que adote um framework tipo React ou Vue. E recomendo fortemente utilizar algo tipo Next ou Nuxt, assim você já aprenderá seguindo padrões de desenvolvimento já validados e não se sentirá tão perdido.
- Como fullstack talvez aprender as duas linguagens não seja necessária. Mas isso vai depender o quando você gostou do Rails. Mas o Javascript no desenvovimento fullstack não é algo opcional.
- Agora pensando em uma equipe e um desenvolvimento rápido e bem estruturado, eu acredito fielmente que a junção do Rails com o Next é algo a ser considerado. Eu falo alguns motivos aqui https://medium.com/@raphox/rails-and-next-js-the-perfect-combination-for-modern-web-development-part-2-308d2f41a767.
Seria assim hoje que o mercado de rails está construindo novos projetos ?
Nessa parte eu confesso que estou indo na contra-mão da comunidade Rails. Eles estão propondo algo que é bem diferente dessa abordagem. Eles estão utilizando o https://hotwired.dev/. Eu até já fiz alguns estudos validando o Hotwire (https://medium.com/@raphox/rails-7-hotwire-turbo-stimulus-modern-web-applications-d9dab177bdcb), mas no final eu concluí que o uso do React seria uma abordagem mais moderna e organizada de se fazer as coisas.