Executando verificação de segurança...
13

Sobre o "aprendizado fast-food" que todos desejamos

Faculdades dizem que podem te formar um tecnólogo de TI em dois anos. Se for pra te tornar um bacharel (o que significa mesmo a palavra "bacharel"), seriam quatro. Para te tornar mestre ou doutor, um pouco mais.

Mas você olha a grade do curso e considera aquilo tudo encheção de linguiça. Filosofia, sociologia? Pra que isso? Imagina, numa sociedade onde se discute as implicações de um magnata da tecnologia que literalmente diz desejar implantar um chip na sua cabeça, essas disciplinas para nada servem. "Eu quero codar!"

Análise de algoritmos? Estrutura de dados? Arquitetura de Computadores? Redes? Bah! Quem precisa disso? Corta fora!

UX? Usuário nem é gente! Gestão? Steve Jobs criou a Apple no quintal da casa dele e não precisou nada disso.

Eis aqui a minha grade perfeita: React, Node, Numpy, VSCode. Pronto: vou virar um cientista de dados, um desenvolvedor em seis meses. Foi aquele guru quem me falou no YouTube. Inclusive, já comprei o curso dele. Quem precisa de faculdade? Não deixe a faculdade atrapalhar os seus estudos (sobre como fazer um IF em JS...)

Ai o sujeito passa a vida no Linkedin reclamando que tem 800 pessoas disputando vaga com ele, mas esquece que o caminho mais fácil é justamente o que todos escolhem.

O sujeito não percebe que, tomado pela ansiedade coletiva de virar programador em seis meses, virar sênior em dois anos e ficar rico antes dos 30, cortou 80% do conhecimento mínimo que ele precisava ter para ser considerado minimamente aceitável para mercado.

Ai o sujeito não entende porque não consegue emprego num mercado que vive dizendo que tem milhares de vagas sobrando.

Entendemos que o desemprego e as más condições de vida apertam e desesperam qualquer um. Mas isso não muda o fato de você estar sendo enganado por um depoimento forjado em alguma "fórmula de lançamento" de alguém que diz que virou programador em três meses. E é por isso que você vem aqui e em qualquer outro fórum perguntar se dá pra aprender tudo em 90 dias.

Já parou pra pensar que os cursos universitários não levam o tempo que levam atoa? Já parou pra pensar que o mercado é bem mais que cruds e componentes que qualquer chatGPT faz?

Isso nao deveria te desencorajar. Pelo contrário: entender como as coisas funcionam de verdade é o que vai te empoderar num mercado onde todos estão cegos.

Pense nisso.

Carregando publicação patrocinada...
3

Tem um detalhe curioso. O tempo de um curso completo, até os mais extensos de 5 anos e período integral, dá uma pincelada na base que a pessoa precisa. Se o curso for bom, será uma excelente pincelada e será no que mais importa, que é inclusive algo fora da programação. Nenhum curso prepara a pessoa totalmente para o mercado.

Mas tem gente que acha que será bom profissional vendo vídeo em Youtube, até os que eu vou colocar no meu canal que está esperando a inscrição de vocês :D </jabá>

Dá para ajudar, complementar, criar uma diversidade de visão, receber incentivos diferentes, puxões de orelha, mas precisa dar continuidade. Um vídeo pode servir até para ver o que mais precisa estudar, se aprofundar, praticar e indicar o caminho da evolução, mas ainda precisará de trabalho duro.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Acho que uma tendência dos próximos anos será a de devs que estão no mercado real do dia-a-dia, como nós, começarem a desmentir essas fórmulas mágicas.

Eu não terminei minha faculdade (provavelmente nunca vou terminar) sou o famigerado dev sem ser formado, mas antes mesmo de ter entrado, já tinha 2 anos e meio de curso técnico e havia muita coisa que eu mal sabia. Hoje, 6 anos depois (pois é não foi em 6 meses, sou dev só a 3 anos), ainda aprendo muito, e sempre que vejo alguém seguindo essas ondas de cursos milagrosos pós-pandemia, me dá uma azia danada.

É triste que uma pequena minoria tenha transformado nossa área em um glamour desses. Lembro de estar começando na faculdade e terminando o técnico, ficando fissurado assistindo aos vídeos do Akita jogando várias verdades na minha cara, que só fui entender bem depois. E tem gente que faz um "pokédex" e já se acha apto a entrar como pleno. Enfim, é um mercado inflado, mas sei que, daqui a alguns anos, vai estabilizar para quem realmente se prepara e conhece a área de fato.

1