Executando verificação de segurança...
4

Minha faculdade é ruim. E agora??? 😱

Entendendo o problema

Embora concorde fortemente com a definição do problema da "faculdade" dada pela FAQ do Programador Perdidão, temos mais um problema sério: vivemos em um mundo onde 95% dos cursos não prestam (e tô sendo bem otimista).

Aqui no BR, a realidade transita entre, excluindo poucas ilhas de casos de sucesso, faculdades e universidades públicas sucateadas e cursos particulares que, dada essa situação, não se sentem nem um pouco obrigados a subirem o nível. É um problema de muita quantidade e pouca qualidade: qualquer um consegue encontrar um curso EAD a 100 reais/mês. O desafio é encontrar um curso bom.

Até quem tem dinheiro pra ir pra fora, pode questionar, se quiser. Ir estudar na gringa é um privilégio digno de matéria na coluna social do jornalzinho da cidade do interior onde moramos, mas os mais antenados sabem que na gringa, as discussões sobre os métodos ultrapassados de educação também pegam fogo por lá.

Não atoa, a area de TI é onde mais se cultiva a ideia de que "não deixe a facul atrapalhar os seus estudos".

Mas, o fato é que muitas vagas exigem formação universitária. Ainda mais em dias de escassez, como os de hoje. Então, o que fazer?

Provavelmente você está em um curso que custa 200 contos por mês ou se matando de estudar para entrar numa pública onde a única vantagem e dar a sua mãe motivos para te exibir na ceia de natal como mais uma peça do presépio.

Descrito o problema, pensei em sugerir algumas idéias para que você possa aproveitar da melhor forma os infortúnios anos de faculdade. Bora?

Propondo as soluções

1. Seja estudante

Enquanto, na escola ou no curso, o aluno é aquele sujeito passivo que senta e espera que um professor transmita comhecimento por wifi, o ESTUDANTE é aquele que estuda.

Ele não se contenta com o conteúdo da sala. Ele não confia na palavra do professor como a última palavra. Ele vai atrás do conhecimento, ele cruza fontes diferentes, ele inventa side projects, ele não espera, ele vai atrás.

É muito fácil reclamar do sistema de educação quando o estudante também nao é lá grande coisa. Shake that booty, neném! 😁😁

2. Lide com gente... e com prazos

Gente é um negócio chato. Gente que cobra prazo é pior ainda. E quando você depende de gente pra entregar as coisas no prazo, aí é o menu completo. E adivinha quais ambientes te dão tudo isso?

Trabalho e faculdade.

Gente encostada, parasita, que aparece só no dia da apresentação pra passar slide. Professor que pede coisa que nem sabe o que está pedindo... Mas a faculdade também é lugar de negociação de prazos, de divisão de tarefas.

O dia a dia, seja na faculdade ou no trabalho, não é um mar de rosas. E os anos na faculdade te ajudarão a exercitar essa flexibilidade. Ainda mais para quem não tem experiência no mercado.

3. Faça networking

Sempre tem um colega que conhece um colega que conhece um colega que tem uma vaga em aberto onde ele trabalha. Sempre tem um programa de estágio rolando na facul. Sempre tem um projeto de iniciação científica, ou empresa modelo, ou qualquer coisa que o valha.

Se o "quem indica" é o mantra que manda, por que não se tornar "o indicado"? A faculdade te fará sair da caverna e conversar com gente. E onde tem gente, tem oportunidades.

4. Pratique ideias

Na faculdade, você pode ter dois tipos de atitude:

  • lutar pelo seis pra passar de ano, jogando em modo de economia, com o regulamento debaixo do braço
  • ou aproveitar esses dois ou quatro anos para testar, desenvolver, discutir ideias que podem, por que não, virar negócios lá na frente.

Não atoa, algumas das grandes empresas de tecnologia de hoje nasceram dentro das faculdades. Pode ser que não temos os "hubs de inovação" do MIT, mas aqui também existem demandas para serem atendidas. Volta e meia oivimos falar de um ou outro universitário que conseguiu criar algo novo, desenvolver um projeto ou uma pesquisa que teve impacto para além dos muros da faculdade.

Seus anos na faculdade talvez sejam os últimos onde você conseguirá dedicar muitas horas por dia em ideias loucas onde você pode errar.

5. Comente:

E você? Qual é a sua ideia ou estratégia para tentar tirar leite de pedra e fazer dos anos da universidade proveitosos?

Uma vez que a realidade está posta e que não há muito o que fazer no curto prazo, penso que uma atitude ativa, de protagonismo, pode "salvar" esses anos.

E você, o que pensa?

Carregando publicação patrocinada...
4

Minha ideia é voce aproveitar bem a faculdade. Tem professores que realmente não sabem nem o que esta fazendo la. Mas existe outros professores que sabem muito bem e tem sede em ensinar. Pegue esses professores e sube tudo que poder deles, não seja aquele aluno que vai na aula so para passar, pq diploma não te da autonomia no trampo.
Aproveite tambem para aprender lidar com gente chata, esse tipo de gente tem em todo lugar, no trabalho tambem, mas na faculdade vai ser mais facil e aprender lidar.
Outro ponto legal tambem, aproveite as oportuniades, faculdade sempre tem um projeto de ensino ou pesquisa vc pode ganhar uma grana e aprender pra caramba. Viva o momento, depois vai fazer falta.

1
1

Ter contato com esse tipo de professor é muito bom. Tive sorte de pegar ano passado em geografia (estou no ensino médio xD) um professor que já deu aula para ensino superior e simplesmente SABE DE MUITA COISA. Não só da área dele. Ele me ajudou bastante com o meu projeto FiscalizaJá, dando sugestões sobre o conteúdo e alertando sobre cuidados para que a plataforma não seja alvo de perseguição política. O cara já trabalhou em muitos ministérios do governo e os podres que ele sabe da política no Brasil não tá escrito. Eu nem posso contar aqui, se não, a minha vida estará em risco (mais do que já está, segundo muita gente).