Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
1

Sem querer ser "akitette", e com horror de quem fica fazendo fã clube pra influencer, principalmente de TI, mas já sendo: tem um vídeo do Fabio Akita, cujo nome é "A dor do aprendizado", ou algo do tipo.

Concordo bastante com o que ele diz: aprender não é fácil, é doloroso. Se fosse fácil, todo mundo saberia do assunto e a sabedoria sobre o assunto não valeria nada.

Talvez seja fácil fazer um curso de 2 horas (ou uma faculdade de 4 anos), ser empurrado para o certificado e ser enganado pelo sistema de que você aprendeu algo. Mas, dominar o assunto é para os poucos que vão além das estruturas pré-programadas da indústria (lucrativa) do conhecimento.

Nada conta essa indústria. Eu mesmo, funciono muito melhor se tiver um roadmap me dizendo por onde começar, ainda mais em assuntos os quais não tenho qualquer domínio. então, eu sou do tipo que pago por cursos sem chorar. Paguei 12k por um curso de inglês da CCAA (me julguem!).

O curso vale esse dinheiro todo? Nunca! Mas se não fosse assim, eu continuaria me enganando com a história de que estaria aprendendo inglês ao consultar o tradutor do Google, lendo tradução de música e legenda de filme. Tem gente que aprende assim, e que ótimo, mas não é meu caso. eu preciso do roadmap pra dar o start.

E é ai que eu discordo do Akita e do seu rage por cursos.

Mas aprender não é fácil. Se for pra saber o mínimo suficiente para ,por exemplo, não ser engambelado pelo mecânico quando seu carro quebrar, um vídeo de youtube basta, mas se for pra se tornar engenheiro automotivo, aí o caminho é longo e doloroso.

Então é necessário saber também qual é o nível de aprendizado que você precisa ou está disposto a ter sobre o assunto. Não precisamos ser especialistas em tudo.

Carregando publicação patrocinada...
1

Belo relato.

O Akita fala até mais em vários vídeos sobre o valor das coisas estarem na escassez. Se tewm gente demais fazendo o valor cai, se tem pouco, o valor sobe, e ser difícil aprender ajuda ter gente de menos, pelo menos em volume para atender toda as demandas. Fazer faxina tem mais valor que o trabalho de muito programador, não porque é díficil, mas porque poucas pessoas querem fazer.

Eu concordo muito com o Akita, temos backgrouds parecidos, até já falei com ele disso, mas seria estranho que eu concordasse com tudo. Essa coisa dos cursos eu também tenho certa discordância. Nem tanto ao que ele fala, nem tanto que curso seja a oitava maravilha do mundo.

1