A formula é:
indice x da motivação = quao presente a linguagem está em projetos ativos / quantas pessoas estão dispostas a encarar a linguagem
COBOL, pra dar um exemplo, é figurinha carimbada em qualquer bancao ou órgão do governo, mas ninguem se aventura: o indice x de motivação é alto
Node até o padeiro do seu bairro usa. Mas é justamente esse o problema: todo munda sabe, todo mundo usa. Vc vai ter que estapear gente por vaga. Indice x bem baixinho.
Django/Flask não é tao diferente.
Rust ainda é coisa nova, em comparação com o resto, e por isso, ainda tem pouca gente disposta a gastar tempo e dinheiro se aventurando. Mas a futurologia diz que Rust vai estourar no mercado. Logo, dominar a linguagem agora é sair na frente. Indice x "lá em cima apontando pro ceu, não queira ver", como diz o Luxa, rsrs.
VB e Delphi tá cheio de codigo de mercadinho legado que ninguém tá a fim de dar conta. Why not?
Ok, isso é uma brincadeira
... com algum fundo de vdd: em alguma escala, essa equação pode te ajudar, de maneira racional, a encontrar um caminho.
Mas, será que na "conta da motivação" entra só o fator concorrência? Curva de aprendizado, comunidade em torno da linguagem, se é open source ou não, se na sua região tem vaga pra linguagem x... Enfim, são muitas variáveis desconhecidas, ainda mais pra nós, que nem te conhecemos.
Cara, o que eu diria pra você é: envolva-se. Escolhe uma linguagem pela qual vc tem um minimo apreço e passa seis meses convivendo com ela. Embarque em algum projeto open source, arruma alguns jobs, faz um curso, se envolva com a comunidade... e ve o que acontece.
No fim, é só você quem poderá responder a sua pergunta.
Nao tenha medo.