Executando verificação de segurança...
1

"Dividir pra conquistar" — mas o algoritmo aqui parece ser outro

Essa mini-revolta de alguns por causa do suposto aumento de salário pra área de TI na esfera pública me fez recordar os motivos pelos quais desisti da área, em meados de 2014: a chatice de alguns.

Eram tempos difíceis,em que se vc dissesse que estava usando uma IDE pra codar, lá vinha a patrulha. Se dissesse que programava utilizando Windows, lá vinha a patrulha. Se disesse que usava (insira aqui a linguagem que eu não gosto), lá vinha a patrulha. Se dissesse que estava na faculdade, lá vinha a patrulha.

Era uma galera que populava uns grupos de Facebook. Para eles, nada estava bom.

Comecei a pensar na área novamente em 2018. E o Deschamps têm parte importantes nisso, porque através do canal dele, conheci uma galera de TI diferente. Menos chata. Menos policia de linguagem, framework, IDE...

Deschamps fez bons discípulos. Parabéns!

Mas, infelizmente, eu me deparei com esse lado obscuro da area novamente nesta semana após a noticia do "aumento de salarios do governo".

Uma galera que insiste em afirmar que, se você trabalha no serviço publico, então você não merece um aumento. Talvez não mereça nem mesmo um salário. Afinal, "É o Estado...". E toda aquela ladainha "mais estado x menos estado" que já estamos cansados de ouvir.

Essa galera nao sabe diferenciar "O Estado" do coleguinha que trabalha pro estado, que não é necessariamente um funcionário fantasma, ou um burocrata que fica coçando das 9 as 17 e esperando o próximo ponto facultativo. (Até pq, o que tem de coçador na iniciativa privada, não está escrito, certo? Todo mundo aqui conhece um ou dois... ou mais).

Enfim galera, "não seja essa cara". Respeite o coleguinha, independente de onde ele trabalha, da stack, da empresa, do governo... Achavamos que já tínhamos vencido esse milestone da maturidade. Pelo jeito, não.

Vivemos em bolhas. E essa bolha do tabnews sempre foi muito massinha. Tenho certeza que todos aqui gostariam que tudo continuasse assim.

Nós somos melhores que isso, galera. Eu sei que nós somos.

Carregando publicação patrocinada...
1

Eram é? Acabou? ;)

Claro que existe patrulha e existe discussão, análise e ensinamento.

Da mesma forma que não é certo dizer o que as pessoas devem usar, não é certo ignorar que tem coisas melhores e piores para certas tarefas.

Por exemplo, eu digo que adotar tecnologias web para grande parte do que adotam, mas obviamente que não tudo, muita coisa é útil, é um erro que não deveria acontecer. Isso é patrulha? Não, porque eu reconheço que o mercado adotou isso, é irreversível e não brigo com ninguém por causa disso, eu mesmo chego adotar em casos errados, porque nem tudo dá para ser feito só com motivações técnicas.

Eu falo bem e critico linguagens porque todas têm qualidade e defeitos. Quando falo bem de algo sou chamado de fanboy por alguns, quando falo mal de algo, o mesmo algo, sou chamado de idiota por outros. Eu estou fazendo patrulha nas pessoas quando faço isso? As pessoas estão fazendo patrulha em mim?

De fato, o Facebook é um dos piores lugares para se discutir algo, especialmente técnico. Só é possível ter boas discussões onde os maiores interlocutores são muito especializados no assunto e sabem debater, respeitar as diferenças e conseguem manter um certo nível.

Tinha alguns lugares assim em inglês, mas foi sumindo porque se tornou cansativo e em algum momento improdutivo. Em português raro ter aparecido, mesmo parcialmente, algum lugar bom para isso. Aparece pontualmente, mas de forma pouco organizada ou não se torna popular, ou ainda dura pouco.

É importante ter boas referências. Se você tiver uma boa, você tem chance de ser bom também. Se a referência que você acha que é boa não for, aí até perceber isso suas chances são nulas. Eu torço para todos acharem boas referências e que sempre tenham muitas novas, cada vez melhores. Isso tem um impacto significativo. Não faço julgamentos públicos de quem é ou não. Eu nos máximo, posso divulgar a admiração que tenho por quem me ajudou pessoalmente. E tem muita gente que faz, nem dá para falar muito deles de tantos que são.

Aqui eu não acho que deveria ter discussões políticas, mas posso estar enganado, não entendo completamente o objetivo da plataforma. Mesmo em outros lugares a discussão deve ser para chegar em algum lugar, para fazer evoluir. Em muitos casos são só o que um amigo meu chama de dick contest.

Eu participei da discussão lá, até fiz um alerta porque me pareceu que as pessoas estavam perdendo o ponto ali e a informação mais relevante para entender o'que era aquilo, mas não vi ninguém falando sobre gente dizendo que quem trabalha em emprego público não deve ter aumento ou algo parecido com isso. Posso ter comido bola, então agradeceria se tivesse uma referência para quem disse algo assim, só para eu me situar melhor.

Eu estou vendo qual é meu papel no Tabnews. Eu sou bem questionador e isso sempre me trouxe bons resultados. Em alguns casos quando faço publicamente, especialmente na internet, nem sempre sou bem compreendido e isso é normal, faz parte da diversidade de pessoas. Obviamente que "não dou murro em ponta de faca", por isso faço onde há melhor recepção. Ainda estou tateando aqui para ver o quanto as pessoas gostam desse estilo e acham que eu agrego de alguma forma. Sei que em alguns lugares eu não funcionará bem. Teve um momento ruim pra mim aqui, mas teve momentos bons. Espero que só melhore. Eu tento fazer o meu melhor. Quero continuar aqui.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

É obvio que não se trata da "ditadura do amem". Temos o direito de questionar, e é de questionamentos que o conhecimento é construído. O problema é quando sai da escala daquilo que é saudável. Aí vira patrulha.

1
1

O problema é que a "escala do que é saudável" é algo bem subjetivo.

Nenhum patrulheiro acha que está patrulhando, todos acham que estão "apenas questionando". É daí que surgem os conflitos...