Executando verificação de segurança...
1

Uma possibilidade que, pelo que vejo em fóruns da nossa área, é sempre pouco percebida são os concursos públicos.

Agora, em 2023, por exemplo, o Banco do Brasil abriu 3 mil vagas para a area de TI. SERPRO (responsavel por produtos como CNH Digital, por exemplo), abriu mais 602 vagas. Dataprev, Caixa Econômica, BRB são mais algumas empresas públicas que devem abrir vagas nos próximos meses.

Existe uma grande demanda de digitalização de serviços públicos, e com isso, abertura de vagas tanto para desenvolver quanto para manter esses produtos.

Os contras: maior parte das vagas são presenciais ou estão vinculadas a uma cidade específica (como Brasilia, por exemplo), e a progressão de carreira pode não ser tão dinâmica quanto no setor privado.

Os prós: alem dos benefícios, muitas das vagas não pedem experiência prévia e nem formação universitaria (como foi o caso do Banco do Brasil), uma excelente oportunidade para juniores.

É necessario entender que estou falando de organizações grandes. Quando se fala de TI em área pública, logo se pensa no tiozinho da prefeitura que arruma impressora, telefone e troca a bateria do carro da prefeitura. Estou falando de empresas grandes que fazem coisas grandes, produtos públicos utilizados por milhões de pessoas. O que, aliás, ajuda muito o currículo de quem pretende utilizar o serviço publico apenas como trampolim pra vagas melhores no mercado.

Carregando publicação patrocinada...