Executando verificação de segurança...
1

Mais do que em qualquer outro lugar, o empreendedorismo no Brasil é um mito. O brasileiro não empreende por ter uma ideia inovadora, e sim por necessidade, subsistência.

O Sebrae têm varias pesquisas demográficas sobre o perfil do empreendedor brasileiro, atualizadas anualmente. Se vc buscar lá, vai ver que a maior parte dos empreendedores são mulheres, negros, com renda abaixo de três salarios mínimos.

Muitos empreendem com o dinheiro do FGTS pós demissão. Outros empreendem enquanto estão nos empregos, com o sonho de que o negócio dê certo para que ele "demita o patrão". Outros empreendem porque estão cansados de procurar emprego e não encontrar.

E essas pesquisas mostram que o número de novos negócios saltou na pandemia. Por que será?

Aqui no Brasil, um pais pobre que vive na montanha russa da economia, o que nós queremos é estabilidade: seja com um CLT, concurso público ou o negocio da familia. Não estamos no estagio de maturidade pra querer "inovar pra mudar o mundo".

Lá fora, ou o empreendedor teve uma "garagem" (leia-se: pai rico) pra custear seu empreendimento, ou então ele iniciou seu negócio na universidade, depois de participar de alguma iniciativa de pesquisa e então ter a sua ideia inovadora (que não passa de fruto de pesquisa acadêmica).

Aqui no Brasil, não temos faculdade direito, quanto mais pesquisa (nosso pobre cnpq respirando por aparelhos...).

Esse, ao meu ver, é apenas um dos motivos pelos quais o brasileiro não empreende. E quando o faz, o faz tão mal que em dois anos, quase a totalidade dos CNPJs já estão baixados (ou endividados). Isso a pesquisa do Sebrae também mostra.

Carregando publicação patrocinada...