Comecei um projetinho bem legal pra aplicar o que estava aprendendo em Java. Mas o projeto ficou legal mesmo e agora eu quero lançar um produto em cima. Mas nao encontrei plataformas pra lançar um MVP que sejam gratuitas e descomplicadas como uma Vercel. Resultado? Vou reescrever tudo em JS pra poder lançar.
Então, talvez, o "amor" por JS esteja relacionado a acessibilidade. Qualquer iniciante pode ir além de leetcode e exercicios de faculdade e colocar algo pra rodar usando JS.
E o "ódio" por JS, talvez, esteja relacionado a isso também. Todo movimento de popularização de algo sempre irrita quem se achava "exclusivo" por deter a posse daquilo. Em 2010, tinha muita madame do Alphaville p da vida ao descobrir que a filha da diarista dela tambem ia pra faculdade e tambem viajava de avião (bons tempos de dolar a 2 reais kkk). Em tecnologia, não é diferente. JS popularizou muita coisa, e deixou muita gente P da vida por ter que conviver com o populacho.
No fim, é mais sobre sociologia do que sobre ciencia da computação. (O que não diminui os problemas relacionados aos "cons" do Javascript. Não sejamos passionais kkkk)