Minha percepção é um pouco diferente.
O que eu acho (e é um "eu acho" bem descarado mesmo, desprovido de ciencia, rsrs) que o que tem causado o desinchaço de salários é o fato de que salários estavam realmente inchados.
Na decada passada, estavamos em plena "bolha das startups", com venture capitais despejando dinheiro a rodo por qualquer "pitch de tabnews" disponível no mercado.
Com todo mundo achando que ia ficar rico montando startup, nada mais normal que a demanda por devs - e os salarios - dispararem.
Ai a bolha das startups estourou, a pandemia passou, e quando a maré baixa é que vemos que na vdd tava todo mundo nadando pelado. As "we work" da vida (startups com muito mkt e pouca entrega de valor) quebrando, causando demissões e desinchaço de salários.
Não vejo essas pessoas migrando de profissão atrás de salários astronômicos, até porque eles não existem mais. Uma busca básica no linkedin e no glassdoor prova isso.
E IA (leia-se: um chat GPT em beta teste), meu amigo... Se alguém for depender de IA pra dar um commit decente, do jeito que elas estão hoje, essa pessoa está frita rsrs
Agora, sobre a cesta nos ovos, é uma verdade: nenhuma profissão é eterna: já foram os datilógrafos e torneiros mecânicos, hoje são os devs, amanhã serão outros. Vemos muito dev aí metendo pau na CLT, mas pegando dinheiro de PJ e fazendo sei-lá-o-que com isso (e a maioria solteiro, sem filho, sem conta pra pagar, sem nada). Era menos pior estar garantindo FGTS e seguro-desemprego mesmo. Se não é maduro pra saber que vida de dev não vai durar pra sempre, melhor deixar o papai-estado cuidando mesmo.