Executando verificação de segurança...
4

Dizem que TI é uma das profissões mais quentes do mercado, uma das que pagam mais.

Então você entra numq faculdade de TI.

Mas quando vai buscar emprego, o mercado quer saber ae você estuda em universidade pública ou particular.

No Brasil, tudo o que é "público" é ruim, e tudo o que é "particular" é bom. Exceto educação, onde o que acontece é o inverso.

No Brasil, tudo o que é "público", é de pobre, e tudo o que é "particular", é de rico. Exceto educação, onde o que acontece é o inverso.

Então, no Brasil, a boa educação é a pública, gratuita, mas reservada aos ricos. E a educação ruim, particular, é o que sobra aos pobres, que mal podem pagar pela sua pífia educação.

E para coroar o ciclo do absurdo, quando você procura emprego, interessa ao entrevistador confirmar se você estudou na boa universidade pública. Interessa ao entrevistador saber se você é o rico formado em escola pública.

Pois dinheiro só procura quem tem dinheiro, não é mesmo.

Ao pobre, a universidade não passa de uma ilusão, que ele paga por quatro anos, sem ter dinheiro, para perceber que o mercado quer, na verdade, o rico que estudou de graça.

É o pacto tácito da riquitude?

Talvez você me diga que estou errado, porque você estudou em escola particular e alcançou o cargo de gravata na empresa X, ou porque você é pobre e conseguiu se formar na universidade pública.

Mas, já parou pra pensar que você não passa da exceção que confirma a regra?

O Brasil é louco.

Carregando publicação patrocinada...
1
1

O pior é que seu texto infelizmente é a realidade...
Cara, para olhar a situação da educação pública e ver que algo está errado, é só ver o grande mercado de "cursinho pro ENEM" que cresceu de forma absurda.
O ENEM que era pra ser uma prova para "dar chance aos menos afortunados" acaba sendo um seleção elitista pra caramba, onde só passa nas melhores faculdades (ou melhores áreas, digamos assim), quem pegou um cursinho bom, quem estudou numa escola boa durante a formação inicial e médio...

Isso que eu falei obviamente não é desculpa pra preguiça de estudar pro ENEM, não quero que entendam assim, só estou ressaltando alguns pontos que sinceramente, só vem piorando no Brasil. O complicado é as pessoas ainda "alimentarem" essa questão do ENEM divulgando coisas como "Olha só! essa X pessoa vivia em condições ruins e passou em medicina!", de forma que pareçam a regra, quando na verdade é exceção.