Quero puxar um segundo fio aqui, porque um assunto me preocupa.
Nos dias de hoje, os países mais desenvolvidos do mundo são os que produzem mais patentes. A correlação é clara. E, como sabemos, patentes são produzidas ou no mercado, ou na academia.
O Brasil só vai pra frente (me chame do que quiser por conta do jargão) se começar a deixar de ser apenas um consumidor de tecnologia e começar a ser um produtor de tecnologia.
Mas patentes só são produzidas nas empresas e na academia. Mas as empresas grandes de tecnologia normalmente são de fora. Ou seja, qualquer coisa que você "inventar" por lá, vai pra conta de algum pais rico onde essa empresa é sediada.
Então só nos resta a nossa depressiva academia (tanto a pública, sem investimento do governo, quanto a privada, que virou um caca-niquel obsceno).
Pelo paragrafo acima, entendemos que o ambiente já não está bom pra nós. Mas, se a gente começa a aderir essa propaganda de que "universidade é inutil", nosso pobre ambiente universitário vai morrer de vez por falta de demanda. E a Economia está aí pra nos ensinar que é justamente a demanda que faz "a roda girar".
Então me preocupa demais essa ideia de desprezo a academia. Tudo o que o Brasil precisa pra sair da vala é justamente o contrário. Cada vez mais gente na academia. Vide China e India, que estão saindo da vala porque estão comecando a produzir conhecimento.
O que vcs acham sobre isso?