Executando verificação de segurança...
2

Quero puxar um segundo fio aqui, porque um assunto me preocupa.

Nos dias de hoje, os países mais desenvolvidos do mundo são os que produzem mais patentes. A correlação é clara. E, como sabemos, patentes são produzidas ou no mercado, ou na academia.

O Brasil só vai pra frente (me chame do que quiser por conta do jargão) se começar a deixar de ser apenas um consumidor de tecnologia e começar a ser um produtor de tecnologia.

Mas patentes só são produzidas nas empresas e na academia. Mas as empresas grandes de tecnologia normalmente são de fora. Ou seja, qualquer coisa que você "inventar" por lá, vai pra conta de algum pais rico onde essa empresa é sediada.

Então só nos resta a nossa depressiva academia (tanto a pública, sem investimento do governo, quanto a privada, que virou um caca-niquel obsceno).

Pelo paragrafo acima, entendemos que o ambiente já não está bom pra nós. Mas, se a gente começa a aderir essa propaganda de que "universidade é inutil", nosso pobre ambiente universitário vai morrer de vez por falta de demanda. E a Economia está aí pra nos ensinar que é justamente a demanda que faz "a roda girar".

Então me preocupa demais essa ideia de desprezo a academia. Tudo o que o Brasil precisa pra sair da vala é justamente o contrário. Cada vez mais gente na academia. Vide China e India, que estão saindo da vala porque estão comecando a produzir conhecimento.

O que vcs acham sobre isso?

Carregando publicação patrocinada...
2

Descreveu a triste realidade de nosso país e de um dos porques a nação não avança.
Não os brasileiros, visto que há vários exemplos de brasileiros produzindo muito quando saem do país ou alguns poucos que na base de sorte e exforço, até conseguem algo por aqui.

A realidade dura do Brasil, com crise atrás de crise, mata muito a criatividade e faz perdurar empresas mais brutas, a exemplo na Ti, como as de sistemas. Pode perceber. Grande parte do corpo da TI tudo voltado para as necessidades já consolidadas como sites, aplicativos e sistemas de gestão.

Não que inovação não ocorra por aqui, pois sim, acontece. Mas não é o normal.

1

Concordo com você.

Mas se for ver, muita gente que pergunta se faculdade vale a pena está focando apenas no mercado de trabalho.

A realidade é que pouquíssimos querem seguir carreira acadêmica, fazer pesquisa, etc. E na boa, é totalmente compreensível, dado o total descaso e falta de estímulo que existe por aqui. Quem quer muito ser pesquisador, acaba indo pra fora pra não passar raiva e/ou morrer de fome.