Vieses Cognitivos Aplicados ao Design, PT.1: O Viés da Ancoragem
Recentemente li o livro "Enviesados" do autor brasileiro Rian Dutra, depois de aplicar todo esse conhecimento em projetos práticos (que pretendo trazer aqui futuramente) vi o quão importante é ter esse conhecimento, principalmente para os Designers e Devs Front-ends. Então vou (tentar) trazer uma série de publicações onde abordo cada um dos que achei mais importantes.
Antes de começar acho interessante colocar aqui um breve resumo do que são os Vieses Cognitivos:
Os vieses cognitivos são distorções na forma como as pessoas processam informações. Eles podem afetar nossas decisões, percepções e julgamentos, muitas vezes sem que percebamos.
O Viés da Ancoragem
Tendemos a confiar muito na primeira informação que recebemos
O Viés da Ancoragem é uma tendência cognitiva em que as pessoas confiam muito em informações iniciais para tomar decisões, mesmo que essas informações não sejam precisas ou relevantes. Isso ocorre porque a primeira informação que recebemos atua como uma âncora que influencia nossa percepção e julgamento subsequentes. Esse viés pode afetar o design, por exemplo, ao criar preços ou valores iniciais que afetam as escolhas do usuário ou a avaliação do produto. É importante que os designers estejam cientes desse viés e utilizem técnicas para minimizar seu impacto, como oferecer múltiplas opções ou informações para que os usuários possam fazer escolhas mais informadas.
Um bom exemplo desse viés é quando vemos um preço de um produto que não conhecemos e automaticamente, colocamos aquele valor como base (âncora), para tomarmos a decisão, muito utilizado em ecommerce para dar a impressão de "desconto" ao cliente, fazendo ele tomar a decisão de compra por achar que está economizando.
O valor de "R$ 626,00" é o valor normal encontrado na maioria dos sites, mas ao ser apresentado dessa forma, um cliente leigo tende a pensar que está em promoção, o que provavelmente pode influenciar em uma compra.