Executando verificação de segurança...
1

É ótimo para aprender e parece bem hacker quando você fala de ir pro vim, arch, etc...

Mas não se enganem, configuração, customização e automação são formas bonitas de procrastinação.

Um ambiente bom de desenvolvimento bom e produtivo é aquele que você nao fica todo tempo pensando em melhorias, customização etc. Se você acha que programa mais eficientemente no nvim, maravilha. Mas já parou pra calcular essa eficiência somando o tempo que gasta configurando todo dia pra uma melhoria?

VSCode tem sim muita coisa que não precisava, e que ocupa espaço a toa. mas depois que configurei, ativei a sincronização e tudo está pronto. troquei de pc? Faço login no github, faço a sync, começo a programar em 5 min. Estou em casa e preciso acessar o ambiente de desenvolvimento da empresa? Login, sync, tunnel... 6 minutos e estou programando.

Carregando publicação patrocinada...
1

Você acha isso uma vantagem? Com o nvim eu posso literalmente acessar a minha máquina via ssh e editar literalmente com a mesma IDE que eu utilizo no meu computador e literalmente no meu computador, podendo fazer isso até mesmo do celular.

Troquei de computador? Basta dar um git clone na pasta .config/nvim e pronto! Configuração e migração muito mais rápida que a do VS Code, que demora uma eternidade para baixar todas as extensões e sincronizar.

Tudo o que eu tinha no VS Code eu tenho no nvim, inclusive com menos complicações e com muito mais velocidade e produtividade. O VS Code te dá um ambiente procrastinador muito maior do que qualquer outro editor ou IDE.

1
1

Existem muitos contra-pontos que realmente tornam o VS Code melhor em muitas situações. Apenas rebati os contra pontos que você expos, pois, não fazem sentido, já que em cada uma dessas situações o nvim é melhor e mais rápido.

Os maiores problemas são:

  • neovim não é comercial

Diferente do VS Code, o nvim não tem nenhuma empresa o mantendo e atualizando, portanto isso o limita a contribuições do mundo open source, o que faz com que alguns plugins deixem de ser mantidos, atualizados ou que bugs sejam corrigidos. Um bom exemplo é o plugin null-ls, que é amplamente utilizado pela comunidade e foi arquivado recentemente.

  • soluções closed source

O VS Code tem muitas soluções close source que são realmente boas. O próprio lsp de python do VS Code é closed source, o astro lsp e outros. Isso sem contar nos vários plugins que funcionam da mesma maneira, tornando muito mais difícil para o nvim implementar algo parecido, pois no mundo do free softwares precisamos sempre depender da boa vontade de alguém.

  • barreira de entrada

É muito mais difícil configurar o nvim do que o VS Code, que é praticamente plug and play. As soluções out of the box do VS Code auxiliam muito os iniciantes, trazendo uma barreira de entrada muito baixa. Em contrapartida, no nvim você tem que se virar e fazer quase tudo manualmente, o que torna a migração complexa e demorada. Mas depois que se entende o que se deve fazer e como fazer, isso deixa de ser um problema.

  • qualidade dos plugins

Como já disse, todas as soluções do nvim são open source, feita por usuários de forma totalmente voluntária. Isso em alguns casos acaba com alguns plugins tendo qualidade baixa, principalmente com os que se propõe a implementar alguma funcionalidade ou outro plugin disponíveis no VS Code. Mas depois de se pegar o jeito de utilizar o nvim da maneira correta, isso também deixa de ser um problema.