Maniero, gostaria de expandir um ponto que o seu comentário trouxe.
Acredito que muito da causa de ter tanto código em .NET implementando arquiteturas complicadas não é apenas por "culpa" dos influencers, mas sobretudo, pelo público-alvo que a Microsoft veio tentando captar todo esse tempo. Claro que quem tá inserido atualmente no mercado de .NET – assim como eu – sabe que a Microsoft vem sim tentando simplificar todo o framework para abringir projetos de escopos menores, mas ainda não é a imagem que as pessoas lá fora tem.
Penso que os criadores de conteúdo estão simplesmente atendendo a demanda da maior parte do público que utilizam o .NET, que são os programadores que atuam empresas de ERP, Banking e dentre outras aplicações que precisam naturalmente ter uma arquitetura que contêm mais camadas.
Além do que, mesmo com os esforços em simplificar o framework, o único passo significativo que eu vi foi o Minimal APIs. A linguagem vem sim se modernizando, fazendo-a ser, para mim, uma das melhores linguagens do mercado. Mas ela ainda é bem mais complexa que um JavaScript, por exemplo. As modernizações adotadas é muito mais para simplificar a criação de design patterns do que a sintaxe em si (e nem acho que precise, honestamente).
Enfim, apesar deu achar o framework o melhor para desenvolvimento de ponta a ponta, acho que ele simplesmente atua num nicho de aplicações diferente dos demais e, talvez, não conseguirá "abocanhar" o mercado dos projetos menores.