Vi o vídeo, sei que "estou atrasado", mas espero que possa dar meus dois centavos sobre o 2).
Eu considero coisa de leetcode/hackerrank tipo sudoku para programadores, não digo que não tenha sua validade, mas são poucas as empresas que realmente precisam disso. Obrigar isso é perde-perde pra todo mundo. A empresa vai ganhar alguém que sabe fazer o sudoku, mas que não necessáriamente tem todo o resto que se espera de um programador e o candidato perde porque precisa treinar isso e perde porque é tempo que poderia estar fazendo projetos, perde fazendo o teste e depois não tem nada pra mostrar.
Se cada vaga que pede isso, tivesse pedido alguma coisa dentro de um projeto, só de ficar aplicando pra vagas, o candidato ia passar e ganhar muita experiencia. Ou teria uns projetos monstros ou vários projetos.
O que leva a um segundo ponto: empresas que querem um "projeto secreto" só pra elas. Pode ser a coisa mais generica possível, mas é algo que elas querem que seja pra elas e que não é pra deixar público.
Junta as coisas acima, o candidado fica perdendo tempo aplicando pra vagas e depois não tem nada a mostrar. Foi uma das coisas que aconteceu comigo, fiz um monte de coisa, mas ficou pouco o que "posso mostrar".
Finalmente... mais pessoalmente isso, tenho anos de experiencia, inglês quase fluente... e tenho um problema de fala. Estava aplicando pra vagas lá fora e digamos apenas que não acredito mais no parágrafo que tem nas vagas sobre "aceitarem qualquer um" ou da(s) página(s) dedicadas a falar o quão "inclusivo" as empresas são.
Isso, no topo do hype onde estavam contratando "qualquer um", até cachorro só porque eles sabem LateX. Onde tinha muita gente que pulava de emprego em emprego, eu fiquei com burnout de procurar alguma coisa.