Executando verificação de segurança...
2
nocto
2 min de leitura ·

Como desempacar na carreira ? Me ajudem e se ajudem !

  • TL:DR: estou estagnado na minha carreira como dev frontend. aceito dicas de como avançar, estudos, portfolio e conhecimentos que seria bom adquirir para me tornar um programador que quer ser contrato como pleno/senior.

  • Edit: bora fazer um network e trocar experiências! Meu Linkedin

Bom vou dividir minha história com vocês:

Tenho 28 anos e trabalho, tecnólogo formado em análise e desenvolvimento de sistemas e atualmente trabalho a 5 anos (2 como estagiário) já em uma empresa bem consolidada no mercado de tecnologia e ganho um salário bom até demais que muitas empresas não ofereceriam para Júnior ou Pleno. Mas minha história profissional é bem mais conturbada em certos pontos, vamos pular para o que interessa.

Trabalho como dev frontend com React, JS e TS e quase nunca tive que encostar em backend na minha vida graças a Deus.

Porém já faz um tempo que me sinto estagnado na minha progressão de carreira. Não tenho colegas no meu time no Brasil, trabalho apenas com Chineses, Irlandeses, Indianos e Americanos no meu dia a dia e por mais que fale com meu gerente sobre esse sentimento de estagnação ele só me diz "você precisa se esforçar e trabalhar mais".

Mas o sentimento é que não há nada no meu projeto atual a ser feito além do que se é mandado fazer, há poucas brechas para ideias e nas que eu consigo participar eu tenho poucas voz por causa da minha atual posição como "junior".

Já tentei diversas vezes sair da empresa, porém nas vezes que queria me contratar a diferença salarial era muito baixa. Até me convenci que o certo era tentar um empresa que eu ganhasse menos e tivesse mais visibilidade.

As vezes que não passei foi porque me ferrava em testes "verbais/orais" de conhecimentos sobre programação ou live coding pois sofro com ansiedade.

Nesse meio tempo até atuei como PJ pra aumentar um pouco minha renda e foi mais divertido trabalhar numa empresa pequena do que numa gigante cheia de burocracias.

Eu sinto que poderia fazer mais, ser mais apreciado e mais visto,
Por isso creio que preciso de um portfolio para mostrar meus conhecimentos já que sofro bastante com testes ao vivo.
Não tenho código aberto porque sempre trabalhei em empresas com acordos de confidencialidade.
Gostaria de dicas e ajuda de estudo na área, ideias de projetos para portifólio e o que puderem fazer pra me esclarecer como sair desse limbo.

Obrigado desde já !

Carregando publicação patrocinada...
1

Fala nocto!

Vejo que você caiu no famoso paradigma da estagnação. Vou colocar um pouco da minha história e como eu fiz para sair desse mesmo problema:

Até hoje minha maior fonte de renda é Java, trabalho no backend de projetos mais recentes e fullstack em projetos legados que utilizam JSP com componentes no frontend, depois de alguns anos eu senti que estava estagnado. Os motivos eram:

  1. Nada que eu fazia, era relevante para o mercado, principalmente por usar o Java e no máximo o Spring, praticamente no estilo Maia;
  2. Eu começava a estudar e na hora eu sentia uma vibe de "Por que estou estudando coisas novas, se não vou colocar em prática?"

Foi aqui que tentei mudar, assim como você eu tinha muita ansiedade em entrevistas técnicas, quando faziam perguntas de diversos assuntos, eu sempre acabava caindo no medo de errar e não saber responder.

Então deu um estalo na minha mente, após ler o livro Mindset da psicóloga Carol Dweck, pode parecer papo de coach mas me ajudou muito, foi a frase:

Pessoas com mentalidade fixa buscam aprovação; quem tem mentalidade de crescimento busca progresso

O que isso significa?

Para melhorar profissionalmente, temos que fugir de aprovação, e percorrer o progresso, e isso fez eu adicionar nos meus estudos:

  1. Fico ansioso em fazer live coding e perguntas: Vou participar das entrevistas e anotar as perguntas e meus maiores erros, até mesmo perguntar para o entrevistador o melhor caminho para a resposta, pois eu quero PROGREDIR, vou fazer leetcode, vou aprender que cada fracasso meu nas entrevistas técnicas, vai melhorar meu crescimento profissional;
  2. Participar de OpenSource e projetos práticos: Se desafie e erre, pense em uma solução que não seja cara de executar e se desafie a criar ela, usando documentação de bibliotecas e frameworks, aprender a dar deploy e etc;

Você já se desafiou em um dia fazer freelancer em projetos paralelos, com certeza tinha medos e receios até passar por eles, com entrevistas técnicas é a mesma coisa, você tem agora essa ansiedade, mas nada é fixo, você vai ter que passar por isso para aprender e progredir.

A maior dica é:TENTE e FALHE, não procure aprovação, não tenha medo de ouvir que você errou,VOCÊ PRECISA ERRAR E FALHAR PARA PROGREDIR.

Espero que tenha dado uma ajudada!
Um abraço.

1

Cara,

que SURRA

mas no bom sentido hahaha

eu desejava ter conhecido o tabnews antes!

Minha maior vontade agora é me conectar com devs em todas as áreas e trocar ideia com eles.
E é uma coisa que eu não to conseguindo fazer ficando preso na minha bolha da empresa atual.

Vou add meu linkedin no tópico pra quem quiser entrar em contato e fazer aquele network.

1

Eu sou Front-End Senior e tenho bastante conhecimento de mercado e técnico. Pelo que entendi você trabalhou ou trabalha no mercado internacional. Talvez seria uma boa a gente trocar experiências, já que eu tenho vontade de me arriscar em empresas gringas. Se topar é só avisar 😃

1

Opa!
Na real é uma empresa multinacional aqui no Brasil mas todo meu time é gringo.
Mas poxa, bora trocar essa ideia sim ! Todo network é ótimo.
Eu adoraria saber mais sobre como ta o mercado
Qual meio de comunicação vc prefere ?