Executando verificação de segurança...
1

Importantíssimo a parte explicando sobre complexidade. Realmente, alguns domínios do conhecimento são complexos, não há oque fazer, é uma característica inerente a eles.

Consequentemente, a implementação desses domínios em um software irá requerer uma estruturação relativamente complexa para criar uma abstração à altura da complexidade inerente. Um framework MVC de alto nível, por exemplo, possui diversos módulos necessários para caracterizar essa ferramenta como eficiente.

Uma implementação de leitura de request, de um esquema de rotas, de uma camada de acesso a um banco de dados são implementações relativamente complexas, que muitas das vezes são abstraídas o máximo possível para que o usuário da ferramenta não enfrente dificuldades. Porém, com uma rápida olhada no código pode debaixo dos panos, percebe-se que o que está em alto nível é apenas a casca de um todo, de complexidade muito maior.

Achei interessante também a explanação sobre o fato do conceito de 'complicado' ser relativo. A implementação e a leitura de um código com design patterns pode ser complicada para um iniciante, porém, é sabido que esses patterns tornam o projeto mais saudável e manutenível, e na maioria das vezes diminuem a curva cognitiva para entendimento do código.

Carregando publicação patrocinada...