Executando verificação de segurança...
2

Olá, sou nicholas , tenho 10 anos de experiência em tecnologia, mais especificamente em IA aplicada à saúde. Já cheguei a gerenciar 23 pessoas diretamente, incluindo programadores, POs, engenheiros, designers e médicos. Boa parte da minha carreira fui acelerado pela Google, com diversas idas para o valed do silício para discussões de arquiteturae tecnologia. Ja devo ter contratado uma 50 pessoas, e demitido umas 15 na área de tecnologia.

Falei isso tudo para justificar minha capacidade de opinar sobre esse assunto, portanto, segue meu ponto de vista:

  • Se você está se fazendo essa pergunta se deve ou não fazer universidade, você já começou errado. Antes de mais nada, tem que pensar onde você quer chegar. Apenas depois, pensar o que deve ser feito para chegar lá. Se o caminho passar por cursar uma universidade, daí sim você vai. Ex: quero ser empreendedor de sucesso na área de tecnologia, talvez você só precise buscar os contatos certos, e não precisenem saber programar. Agora, se quer trabalhar em uma multinacional, o caminho é completamente diferente, você precisa começar a papar titulos e certificações a rodo...
  • Universidade é dispensável se você tiver um mentor e realizar cursos que te ensinem a pensar de forma sistêmica sobre os problemas. É quase certo que sem universidade você não aprenderá isso. Sem isso, você consegue empregos, mas dificilmente obterá sucesso e destaque.
  • Uma universidade de baixa qualidade e nada é a mesma coisa. Se for fazer, faça uma federal.
  • O maior aprendizado da universidade é aprender a aprender rápido e também aprender a desaprender rapido e reaprender novamente.
  • Na minha avaliação, 99% dos candidatos caem porque não conseguem organizar os próprios pensamentos e quebrar um problema grande e abstrato em vários menores e simples.
  • O que é extremamente importante aprender mas que as universidades não te ensinam: como as empresas (pode-se dizer o mundo) funcionam de verdade: Pesquisa e desenvolvimento é visto como um gasto a ser evitado a todo custo. Aprenda o quanto antes o que é Venture Design, Design Thinking, KPIs, funil de vendas, proposta de valor de produto. No final das contas, o que importa é o PROBLEMA do CLIENTE a ser resolvido, e quanto ele está disposto a pagar por isso. As empresas falham porque não conseguem identificar claramente essas coisas. Uma vez que isso esteja claro, o código a ser feito se torna trivial.
  • Universidade é muito mais proveitosa se você tem experiência de vida e entende o valor do que estão te ensinado na prática. Se você quer ter uma carreira brilhante, eu sugiro começar a trabalhar com programação apenas com cursos básicos, e depois disso fazer uma universidade, entendendo bem o porque está fazendo ela e como isso contribui com seu plano de longo prazo.
Carregando publicação patrocinada...