Executando verificação de segurança...
1

Minha chegada ao TabNews: Motivação é tudo!

Olá! Meu nome é Lázaro e atualmente estudo engenharia da computação na universidade de Pernambuco. Curso o 4º período e tive meu primeiro contato com programação há pouco mais de um ano, quando entrei na faculdade. Minha maior dificuldade está sendo organizada agora: falta de estudo e motivação. Nunca precisei me empenhar muito durante o ensino médio, nem para entrar na faculdade pelo Enem, então nunca precisei ter o hábito real de estudar. E agora, pagando matérias como física, cálculo e desenvolvendo minhas habilidades de programação, meu tempo útil superou muito meu tempo livre, e caiu justo com o fato de eu precisar morar sozinho e cuidar de mim mesmo em uma cidade grande e desconhecida. Não conseguia dar conta dos estudos, procrastinava muito, não cuidava da casa e nem da minha saúde... até que eu resolvi mudar. Lembrei do esforço que meus pais têm ao me bancar por aqui, lembrei que todo mundo passa por dificuldades imensas, mas não podem deixar de fazer as coisas por isso. Agora estou frequentando a academia com frequência, comendo sob olhares da minha nutricionista, mantendo a casa sempre arrumada para ter um bom ambiente, e claro, dando meu melhor nos estudos. Estou muito satisfeito com minha atual dose de motivação, e cada pequena vitória faz com que, mesmo enfrentando muito cansaço, eu não queira parar nunca, apenas progredir. Me tornei um destaque na minha turma em programação, mas ainda me sinto muito distante de conseguir, de fato, a minha primeira vaga ou oportunidade. Espero que ao ter contato com a comunidade do TabNews eu possa me motivar e quem sabe até motivar outras pessoas nessa jornada de aprendizado que temos pela frente. Abraços!

Carregando publicação patrocinada...
1

Posso discordar? Pelo menos do título.

Não gosto de nada que inclua apenas um item para determinar sucesso. Minha experiência indica que semrpe é soma de fatores.

Se eu tivesse que falar apenas um ponto para obter sucesso seria a dedicação.

Ela sozinha não ajuda muito. Algumas pessoas têm dificuldades naturais, pelo menos em certas áreas, e pode dificultar bastante.

A dedicação pressupõe motivação, proque é muito difícil a pessoa ser dedicada em algo que ela não está motivada.

Têm pessoas que estão motivadas, mas não fazem o que precisa, por várias razões que acho que não vem ao caso.

Falta de estudo é um enorme problema, e sem motivação será difícil resolver isso. Então ela não é tudo, mas é importante, isso não tem dúvidas. Por isso semrpe digo que a pessoa precisa querer entrar na programação (ou outra coisa), tem que gostar, não basta ser oque está na moda ou que tem vagas ou que paga bem, para alguns. Tem que ter um objetivo maior.

O objetivo pode ser dar orgulho para ps pais, compensar a grana que está gastando na formação, até mesmo o que já citei, precisa ter. Mas nada como gostar do que faz, porque isso durará para sempre, provavelmente.

Alguém pode falar pavaras gentis e ser útil, te ajuda obter motivação, mas so você cria motivação para o que quer. Só você é responsável pelos seus resultados, só você terá as conseuências boas ou ruin por tudo que fizer.

Pelo relato parece estar fazer certo e está dando resultado. Agora é só ir atrás do que deseja. Se prepare para o mercado, comece testar os processos seletivos, não espere receber um sim de primeira, é normal, use as preimiras tentativas para aprender para as próximas. Mas pelos relatos tem até chance de se dar bem logo de cara.

Enquanto estiver motivado e se dedicar, ir progredindo seu conhecimento poderá ter um bom papel na área. Se escolher os melhores caminhos poderá ter um papel de destaque.

Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Boa sorte, mesmo que não precise dela.

1

falta de estudo e motivação -> não sei quantos anos vc tem, mas quanto mais adulto, mais responsabilidades. Logo isso te obriga a se motivar. Uma dica que eu daria é para vc dividir seu tempo. Essa palaestra me ajudou muito: https://www.ted.com/talks/laura_vanderkam_how_to_gain_control_of_your_free_time?language=pt Se vc quer uma vaga, rankeia 5 empresa que vc gostaria de trabalhar e estuda a stack delas. Estuda os requisitos que elas estão pedindo.

mantendo a casa sempre arrumada para ter um bom ambiente -> worskpace limpo não deixa vc perder o foco. Disciplina.

Agora estou frequentando a academia com frequência -> NUNCA PARE!

mas ainda me sinto muito distante -> Programador sempre vai estar precisando aprender algo, nossa area é ampla, foque naquilo de vc quer fazer! não deixe novas techs roubarem seu tempo. Lute contra a sindrome do impostor.

Espero que eu tenha colaborado com algo. Just Do It!