Eu concordo que o vício em jogos é muito prejudicial, como qualquer outro vício. Já ouvi outros relatos como o seu, mas acho que acabou misturando as coisas quando fala em escolher jogar ou escolher progredir na carreira. Primeiro, começando a falar de mim, eu joguei LoL de 2013 até 2020, dos 11 aos 17 anos. Nunca joguei muitas horas por dia, mas jogava praticamente todos os dias sem falta. Além de LoL, eu também jogava jogos de gerenciamento que gosto muito, como Oxygen Not Included, Factorio, Prison Architect e afins. Foi aí que percebi uma coisa: se você pegar os jogos que as pessoas viciam:
- LoL
- CS
- WoW
- Genshin Impact
- Fortnite
- Outros
Já parou para pensar no que eles têm em comum? São online. E sabe ali em cima quando falei que jogava LoL todos os dias? Porque eu fazia isso? Genshin, LoL e WoW são mestres no FOMO (Fear Of Missing Out), o medo de ficar de fora. Eles estão sempre com eventos e se você não participar do evento, você perdeu aquela skin ou item que nunca mais será dado. Quando percebi isso, tomei a decisão de não jogar mais jogos online, só jogo jogos offline, a não ser que seja algum jogo de multiplayer com amigos. E quando você deixa de jogar jogos online, você deixa de se sentir forçado a jogar. Às vezes, você não está bem no dia por alguma coisa que aconteceu, e você pode simplesmente não jogar que não vai perder nada.
Agora, sigo jogando meus jogos de gerenciamento, atualmente jogando Airport CEO, sem pressão de perder algo, no meu tempo. Posso estar enganado, mas não lembro de ver alguém relatando ser malucamente viciado em Stardew Valley a ponto de não conseguir fazer mais nada no dia além de jogar.
Resumindo: Se você está viciado em jogos, provavelmente é em um jogo online. Você não precisa parar de jogar tudo, tente parar com os jogos online e encontre um jogo offline que você curta. Isso muda vidas.