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Mano, entrei aqui na TabNews para me expressar neste contexto mesmo!

Estou desenvolvendo um site para um cliente e havia estimado a entrega para o dia 15, mas ele me ofereceu um bônus, e por necessitar do dinheiro, acabei aceitando sem saber que isso acabaria sendo a minha ruína.

Agora, o cliente está me pressionando, querendo o site até o dia 01, e para piorar, se fosse para fazer o site no escopo que a gente havia concordado inicialmente, não seria problema. Mas o ruim é que, após a reunião onde definimos tudo e depois de me pagar esse bônus, ele me vem com opções para configurar que são surreais! Para ilustrar, imagine como se tivéssemos combinado inicialmente apenas para colocar "somente um Texto" no site, mas, após o bônus, ele vem com ideias como: "além do texto, coloca também um gráfico que mostra o que as pessoas do mundo inteiro estão pensando a cada milissegundo"!

É totalmente surreal como as pessoas usam os programadores!

Uma das coisas que me deixou irritado recentemente foi uma opção que ele pediu para eu adicionar, que é a opção de Níveis de gestão do site, sendo como ele quer: (CEO, Administrador, Gestor). Então eu disse:

Eu: Tudo bem, irei adicionar! Mas quais seriam essas permissões e restrições que cada nível abaixo do CEO deveria ter?

Ele: Ah, deixa para o administrador gerenciar qualquer coisa, mas quanto ao Gestor, você coloca para ele não gerenciar tudo... e me deixa, como CEO, controlar o que cada um deles pode controlar!

Eu: "Vou me desabafar na TabNews"

É importante deixar claro que ele não está adicionando estas novas opções a cada dia só porque me deu um bônus - não, isso foi realmente porque ele queria o produto dele mais cedo, e eu compreendo!

Ele só está incluindo todas estas opções porque acha que é fácil, como se a gente apenas pegasse um "lego" do céu e colocasse no site para ele funcionar. Para eles, é como se não houvesse complexidade envolvida. 😞😞😞

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Falo isso meramente para lhe ajudar, espero que entenda. Mas foi você mesmo que se colocou nessa situação. Veja:

havia estimado a entrega para o dia 15, mas ele me ofereceu um bônus,

Você aceitou entregar em um prazo que você sabia que não era possível.

após a reunião onde definimos tudo e depois de me pagar esse bônus, ele me vem com opções para configurar que são surreais!

Você aceitou as mudanças no que foi pedido inicialmente sendo que podia ter negado, podia ter dito a ele que o pedido era "surreal". Aliás, você ainda pode dizer isso.

É totalmente surreal como as pessoas usam os programadores!

Ele não te usou, ele fez pedidos e você aceitou os pedidos dele por livre e espontânea vontade.

Uma das coisas que me deixou irritado recentemente foi uma opção que ele pediu para eu adicionar,

Você mesmo disse, é um pedido. E todo pedido pode ser negado.

Ele só está incluindo todas estas opções porque acha que é fácil

Ele acha que é fácil porque você não disse a ele que é difícil. Como ele vai saber que o que ele está pedindo é muito complexo se você não disser a ele? Você tem o conhecimento técnico para isso, não ele.

Você não acha que tá exigindo demais de uma pessoa leiga? Você querer que um cliente leigo tenha noção técnica suficiente para isso, seria como ficar com raiva porque perguntou a um bebê qual é a opinião dele sobre a relatividade geral e ele lhe respondeu com uma risada.

Para eles, é como se não houvesse complexidade envolvida.

É óbvio irmão. Como diabos eles saberiam o nível de complexidade? Eles pagam você para avaliar essas coisas. Se eles fossem capazes de fazer isso não precisariam de você.

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Compreendo, @Silva97.

Foi realmente um erro da minha parte; eu não soube me comunicar de forma eficaz.

Nas próximas vezes, serei muito mais claro quanto a esses aspectos!

Agradeço muito pela compreensão e dicas ❤️

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podia ter simplesmente dito não e vendido como um projeto de melhoria para uma data posterior.

você se deixou usar, o cara simplesmente se aproveitou...

sugestão? devolve o bônus, volta pro escopo inicial e deixa pra conversar das melhorias depois.

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É, não vou negar, foi ingenuidade minha mesmo!

Sou iniciante e acho que vou até o fim mesmo, só assim saberei me posicionar melhor nos próximos projetos!

Valeu pelo comentário!

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de qq forma, converse com teu cliente...encontrem um meio termo!

todos já caimos nesse problema em algum ponto da carreira, shit happens, erro aprendido e vamos em frente!

sucesso!

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Nesse caso, você ainda pode chamar ele e contar o que está sentindo, independente das consequências, chame ele e converse e tente trazê-lo para o teu lado.

Diga a ele que não vai ser possível tudo o que ele quer dentro do prazo, mas, mostre o que é possível.

Se ele não entender, combine de devolver o dinheiro que ele te pagou, mas, não fique se matando.

Nenhum dinheiro do mundo vale se quer um minuto de paz.

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É ! Já estou fazendo isso mesmo!

Estou nesse momento tentando dialogar com ele a cerca do prazo ! Pois o problema, está no prazo e não na “complexidade e tal”!

Vou fazer isso mesmo, lhe apresentar o que é possível e o que não é possível dentro do prazo que ele quer

Vlw pelo comentário 😎