Porquê eu gosto de programar
Antes de me expressar aqui, eu gostaria de deixar claro que essa é a minha opinião. Portanto, estarei falando a partir do meu ponto de vista. Caso você discorde de algo e ache interessante debater de forma saudável, eu irei adorar :)
Atualmente, a área da programação está infestada de pessoas querendo lucrar em cima de quem não entende como funciona o trabalho. Por conta disso, eu já vi inúmeras postagens e relatos de novos desenvolvedores falando que programar é muito difícil, não entendem como começar, perguntando qual linguagem de programação é a melhor e etc. Observando tudo isso, a conclusão que eu tiro é que muitas pessoas talvez não saibam o que um programador faz de verdade, e isso é o que me atraiu tanto nessa área.
Eu sempre fui muito fã de assuntos filosóficos. Não digo da parte acadêmica, que fala sobre os filósofos e seus pensamentos. Sempre fui fã de pensar sobre a vida e como as coisas acontecem. Diversas são as vezes que me pego pensando sobre como nós criamos, armazenamos e consultamos os nossos pensamentos no cérebro. Ou como eu poderia achar uma forma melhor para controlar meus problemas com ansiedade antes de qualquer atividade social que eu vá fazer.
O papel de um programador, na sua essência, é resolver problemas conversando com um computador. Todo dia nós temos que criar um cérebro para armazenar informações e encontrar a melhor maneira de lidar com os problemas que essas informações vão trazer. Quando eu programo, me sinto conversando comigo mesmo, mas podendo observar aquilo que eu estou pensando. E isso me encanta demais.
Os novos programadores talvez ainda não entenderam que isso é programar. Eles focam tanto em encontrar a melhor linguagem, o melhor editor de texto, o melhor tema e acabam não entendendo que isso são apenas coisas para poder encurtar a sua conversa com o computador. Seriam as gírias num diálogo.
Gostaria de deixar claro que eu não vejo nenhum problema em programar apenas por ganhar dinheiro, aliás, se a programação não pagasse minhas contas, eu não trabalharia com isso. Se você é novo e está seguindo essa área porque acha que gosta e ainda está em dúvida, tenta refletir um pouco sobre o que te encanta na programação. Isso pode te ajudar a continuar :)
Agradeço pela atenção de todos e pela bela comunidade que todos estão construindo!