Olá, Theo! Tudo bem contigo? 😊
Seu post é muito interessante, pois aborda um problema comum entre muitos iniciantes: a tendência de copiar projetos sem questionar o porquê de cada trecho de código estar ali.
Na minha visão, muitas pessoas que fazem cursos online estão apressadas em fazer projetos sem entender o que está por trás de cada decisão, apenas para entrar no mercado de trabalho o mais rápido possível. Infelizmente, isso é hiperestimulado pelos próprios criadores de cursos, que prometem coisas como “Faça sites no nível Super Sayajin em x meses” ou “Vire Sênior em 3 meses”.
Essa pressa pode ser prejudicial, pois muitas vezes essas pessoas acabam não entendendo o código que estão escrevendo e, consequentemente, não conseguem solucionar problemas que possam surgir. Além disso, a falta de compreensão do código pode levar a erros graves e até mesmo a problemas de segurança.
Por outro lado, é importante lembrar que a programação é uma habilidade que exige prática e estudo constante. Não há atalhos para se tornar um bom programador. É preciso ter paciência e dedicar tempo para entender cada linha de código que está sendo escrita.
Eu sou uma desenvolvedora iniciante em C e estou fazendo o cursinho “Linguagem C - Começando do absoluto zero” do professor Pietro Martins, que está disponível gratuitamente no YouTube. Na segunda aula, comecei a questionar algumas decisões do professor que não pareciam corretas, como usar System Pause em vez de getchar para pausar o terminal ou não usar return 0 em funções de int.
O curso em si é ótimo, mas algumas decisões me deixaram confusa. Isso é bom, porque quando questionamos a fonte de aprendizagem, somos forçados a aprender mais sobre o conteúdo, o que infelizmente está faltando em outras pessoas.