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nauva
3 min de leitura ·

Abordagens para lidar com/filtrar/encontrar seus possíveis clientes e orçar preços

Trabalho na área de informática desde a época do Windows 95 (instalação, manutenção, redes, etc.) e de 2015 pra cá comecei a expandir os horizontes para outras funções. Dia desses uma pessoa entrou em contato comigo perguntando por quanto eu faria um site pra ele:

O contato inicial da pessoa:

  • Quanto você cobra pra fazer um site?

Meu contato inicial:

  • Olá, tudo bem? Meu nome é Nauva e o seu?

A pessoa:

  • Qual o preço?

Eu:

  • Então, para que eu possa elaborar um orçamento, eu preciso que você envie detalhes sobre sua ideia, projeto, me fale um pouco sobre...

Comecei a dar uma série de motivos que me permitiriam entender as necessidades do possível cliente e, de quebra conhecer ele um pouco mais, pra que baseado em minha experiência eu pudesse oferecer o melhor serviço pelo preço adequado.

A próxima resposta da pessoa:

  • VOCÊ ESTÁ QUERENDO ME ENROLAR! Aonde já se viu o sujeito não dizer logo o preço? Você deve ser mais um caloteiro, ladrão e... (diversos outros xingamentos que não cabe mencionar aqui), não quer dizer o preço pra me enganar! Deve fazer isso com todo mundo e blá, blá, blá...

Com muita calma, eu disse:

  • Sr. como eu posso quantificar o preço de um serviço se eu sequer sei o que precisa ser feito? O sr. nem se deu ao trabalho de dizer seu nome, tampouco falou para qual segmento se destina o seu projeto, se eu der um preço baixo demais no escuro, vou ter prejuízo. Se eu der um preço alto demais, estarei sendo injusto com o cliente.

A pessoa:

  • Não quero saber! Você deve ser um desses... (mais xingamentos)

Eu:

  • Façamos assim, procure outra pessoa, alguém que lhe atenda da maneira que o sr. acha que deve ser atendido e boa sorte. Até mais.

Esse é só um dos casos que já apareceram pra mim. Dito isto e descartando a situação mencionada (afinal, pessoas assim existem e isso não vai mudar), eu queria saber de vocês que trabalham assim mais diretamente com o cliente:

Qual a melhor abordagem para trabalhar com pequenos projetos? Orçar um preço de serviço sempre com base nas necessidades do possível cliente ou estabelecer preços fixos e 'pacotes de serviço' prontinhos? Quais outras abordagens vocês usam para lidar com/filtrar/encontrar seus possíveis clientes e orçar preços? É melhor lidar diretamente com o possível cliente em uma conversa inicial ou empurrar ele para algum formulário ou coisa do tipo?

Eu confesso que desses anos em frente à telinha do computador, eu nunca busquei técnicas ou me capacitei com aulas de 'atendimento ao cliente' e não sei administrar essas coisas. Sempre busquei disponibilizar meu contato, atender diretamente o cliente com uma boa conversa e só. Talvez eu não esteja fazendo isso certo e, talvez por esse motivo acabe caindo no meu colo pessoas como a que eu mencionei no início desse texto. Então, peço que vocês deixem aqui a opinião e experiência de vocês. Isso será de grande valia e eu agradeço a todos desde já.

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Para quem se acha incapacitada, você foi bem de mais. Talvez eu não tivesse tanta paciência assim.

Você não nos deu detalhes sobre como se faz notar pelo mercado.
Talvez esteja se posicionando nele de uma maneira que não condiz com o que você espera dele, principalmente se a maioria dos que aparecem são pessoas desse mesmo tipo.

Eu tentaria descobrir qual o nicho que realmente me interessa ou me motiva, estudaria suas possibilidades e direcionaria o marketing para atingí-lo e conseguir suspects de qualidade, que pelo menos dialoguem como adultos, repassem mais detalhes sobre o que querem ao ponto de conseguir elaborar um bom orçamento que seja justo para o cliente e que me remunere dentro das minhas expectativas.

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Dar orçamento sem saber o tamanho do projeto é igual querer orçamento de quanto fica pra fazer hambúrgueres, sem falar a quantidade de hambúrgueres que quer.