Executando verificação de segurança...
2

trabalhado em multithread e como o dart(flutter) reduziu problemas comuns.

De forma simples o multiThread em diverssas linguagens é a criação de um novo processo no SO(Sistema Operacinal) a fim de rodar processos em conjunto.

Temos uma grande dificuldade quando dois processos querem acessar uma fonte de I/O(input ou output) sendo arquivos, espaços de memoria, solicitações de https e etc. para resolver isso foi criado o Mutex(mutual exclusion) o qual gera uma trava em um I/O e permite que somente o processo que fez o lock possa acessar a informação.

Porem, o trabalho com Mutex em várias Threads é um processo complicado nescessita de uma compreenção grande do processo ja que se torna um pouco incompreenssivel em qual momento o arquivo ou qualquer outro I/O vai estar travado.

O Dart resolveu isso com Isolates um conceito de threads que não compartilham memória fazendo assim uma abstração de mutexes e apartir de canais de comunição conseguem enviar alguns tipos de informações simples entre as threads.

Mas trabalhando com isso e penssando por um momento vemos que esse método apesar de mais simples não soluciona todos o problemas e na verdade só abstrai e limita o software pois as threads ainda darão lock em arquivos os desenvolvedores apenas não se preocuparão com isso, porem, ao trabalhar com flutter é notavel o limite desde a maior dificuldade entre acessar banco de dados da aplicação em outras threads e tambem a dificuldade em troca de dados entre as threads como sempre na nossa aréa toda a ação ou abstração terá efeitos colaterias.

Aos que conhecem o flutter, vocês ja sentiram essa 'dificuldade'?

Aos que conhecem mais os conceitos tecnicos de multithread sei que foi bem raso mas se errei algo me corrijam!

Carregando publicação patrocinada...