11

Como Cheguei a R$ 10 Mil de MRR em 5 Meses (Sem Revelar Meu SaaS)

Antes de começar, já vou deixar um aviso: não vou revelar qual é o meu produto. E não adianta pedir.

O motivo é simples. Se eu simplesmente entregasse tudo pronto, estaria fazendo exatamente o que muita gente faz: divulgar o seu saas!

O objetivo deste texto é mostrar como eu pensei, validei e construí um negócio que chegou a R$ 10 mil de MRR em apenas 5 meses.

A ideia original deu errado

Eu comecei a pensar no meu primeiro projeto há mais de um ano e meio.

Investi dinheiro em APIs, infraestrutura e desenvolvimento. Passei praticamente um ano trabalhando na ideia. Mas, conforme fui avançando, percebi algo importante: o mercado estava ficando saturado e não fazia mais sentido continuar naquele caminho.

Eu já tinha investido tempo e dinheiro demais para simplesmente desistir.

Então fiz o que muitos empreendedores evitam fazer: pivotei.

Mudei completamente a direção do negócio.

A ideia inicial era B2C.

A nova virou B2B.

Primeira lição: venda para empresas

Minha opinião pessoal depois dessa jornada:

Venda para empresas.

B2C pode funcionar, mas normalmente exige um volume muito maior de clientes e o custo de aquisição costuma ser um problema constante.

No B2B, um único cliente pode valer dezenas ou centenas de clientes B2C.

Foi uma das melhores decisões que tomei.

O que me fez acreditar que o negócio tinha potencial?

Quando pilotei a nova ideia, percebi duas coisas.

  1. Não era fácil de copiar

Muita gente fala sobre concorrência, mas poucos analisam a barreira de entrada.

No meu caso, o produto exige um investimento inicial relativamente alto.

Não é algo que alguém consegue copiar em um fim de semana usando apenas ferramentas de IA ou fazendo "vibe coding".

Isso cria uma proteção natural para o negócio.

  1. Resolvia um problema real

A maioria das pessoas tenta criar uma solução e depois procura um problema.

Eu fiz o contrário.

Enquanto construía o primeiro produto, senti a necessidade de uma ferramenta que simplesmente não existia da forma que eu precisava.

Foi aí que nasceu a nova ideia.

Ou seja: eu era o primeiro usuário.

E, se eu tinha aquela dor, provavelmente outras empresas também tinham.

Foi fácil?

Nem de longe.

Eu precisei arriscar dinheiro do meu próprio bolso.

Tudo isso enquanto minha esposa estava grávida.

Teve insegurança.

Teve medo.

Teve momentos em que eu pensei que poderia estar cometendo um erro enorme.

Mas empreender é isso.

Você assume riscos antes de ter garantias.

O que realmente fez diferença

Muita gente procura atalhos.

Eu aprendi que existem algumas coisas que não podem ser terceirizadas:

  • Construir relacionamentos.
  • Conversar com clientes.
  • Ouvir críticas.
  • Fazer networking.
  • Colocar a cara para bater.

Você precisa ser cara de pau.

Precisa mandar mensagem.

Precisa marcar reunião.

Precisa ouvir vários "não" até encontrar os "sim".

Quanto investi em marketing?

Até hoje, aproximadamente R$ 400.

Sim, só isso.

O crescimento inicial veio muito mais de relacionamento, validação e execução do que de tráfego pago.

Mas isso está mudando.

Recentemente captamos R$ 200 mil com um novo investidor e fechamos uma parceria estratégica com uma grande empresa.

Nosso plano é investir cerca de R$ 30 mil por mês em marketing para acelerar o crescimento.

Considerações finais

Se existe uma mensagem que eu gostaria de deixar para quem está construindo um SaaS, é esta:

Não tente inventar um problema.

Encontre uma dor real.

Construa algo que as pessoas realmente precisem.

Valide rápido.

Tenha coragem de mudar de direção quando necessário.

E entenda que a execução vale muito mais do que a ideia.

Por enquanto, vou continuar anônimo.

Não vou divulgar meu nome nem o nome da empresa.

Mas espero que minha experiência ajude alguém que esteja começando agora.

Boa sorte na sua jornada.

(O GPT reescreveu meu texto original, não torrem meu saco ;)

Carregando publicação patrocinada...
2

(O GPT reescreveu meu texto original, não torrem meu saco ;)
Hahaha é isso. Não gosta? Próximo post, né?

Gostei da abordagem e da trajetória.
Me identifiquei com o anonimato.
Sucesso!

1
1

Gostei de como tu deixou bem claro que empreender não é mil maravilhas, e pra mim que estou tentando o mesmo caminho, é muito bom ver que sim, é possível.

Saúde e prosperidade a ti e sua família

1
1

Não temos funcionários atualmente, mas somos quatro sócios trabalhando ativamente no negócio. Então, quando falo "nosso", estou me referindo aos sócios que participam da operação e do desenvolvimento da empresa.

1

Acho que o TabNews está em falta de pessoas como você.

Gostei que ficou anônimo e não divulgou, isso é bom.

Seria legal, compartilhar mais vezes o que está dando certo e o que está dando errado.

Assim as pessoas podem acompanhar e evitar os mesmos que você cometeu.

1

Eu complementaria dizendo que não basta encontrar uma dor real. Hoje, como ficou muito mais fácil criar e validar ideias, se essa dor também não é sua, provavelmente você vai chegar tarde ou resolver mal.

A sua vantagem, pelo que entendi, está em sentir a mesma dor, entender o problema por dentro e construir uma solução melhor do que quem só viu uma oportunidade ou nem se quer enxergou o problema de fato.

1

Tenho muita vontade de empreender no B2B também, mas eu falho em encontrar problemas (pra solucionar com um SaaS), meu networking é bem ruim também, não tenho uma rede de relacionamentos muito relevante e participar de eventos não tem resolvido muito. Tem alguma dica?
Obrigado pelo post!

0