Executando verificação de segurança...
0
name
5 min de leitura ·

Como fiz o ChatGPT dizer que 1 + 1 é igual a 3.

Alguns dias depois do lançamento do ChatGPT eu comecei a testar essa I.A com um amigo meu, fazendo vários tipos de pergunta, até um certo momento ele parecia responder tudo muito bem, até eu fazer o seguinte prompt:

Se imagine explicando a um macaco como resolver 1 + 1.


Eu conseguia imaginar TUDO, menos o que vocês vão ver agora:

ChatGPT: Seria difícil explicar a um macaco como resolver um problema matemático como 1 + 1, pois os macacos não têm capacidade cognitiva para compreender conceitos matemáticos complexos como a adição. Além disso, seria um desafio comunicar o conceito de números e aritmética a um macaco, pois eles não possuem uma linguagem ou sistema de comunicação que lhes permitisse entender essas ideias.

Agora se prepara para essa pérola kkkkkkkkkkkkk

ChatGPT: No entanto, se conseguíssemos encontrar uma maneira de nos comunicar com o macaco e explicar o conceito de adição, poderíamos mostrar a eles como resolver 1 + 1 usando objetos ou outros recursos visuais para demonstrar o conceito de combinar dois objetos para fazer um terceiro. Por exemplo, podemos mostrar ao macaco duas maçãs e depois dar a ele uma terceira maçã, demonstrando que 1 + 1 é igual a 3.

Nesse momento eu buguei total e por um momento quase me convenci de que 1 + 1 é igual à 3 por causa da propriedade que ele tem ao falar disso, antes de mostrar o resto da conversa, gostaria de comentar uma coisa que percebi no ChatGPT.

Ao fazer outros testes com meu amigo, perguntando sobre outros conceitos matemáticos, ao questionar um prompt dele, ele parece se embolar cada vez mais e é MUITO soberbo em relação as suas respostas, tentando afirmar de qualquer jeito que está certo porém não conseguindo explicar direito o por quê, assim como na conversa seguinte:


User: explique por que 2 elevado a 0 é igual à um
__
ChatGPT: Quando elevamos um número ao poder de zero, o resultado é sempre um, independentemente do número original. Isso se deve ao fato de que qualquer número multiplicado por um é igual a ele mesmo. Como qualquer número elevado a zero é igual a 1, quando multiplicamos um número por ele mesmo, o resultado é sempre igual a ele mesmo. Por exemplo, 2 x 1 = 2, então 2 elevado a zero é igual a um.
__
User: não entendi, demonstre sua teoria
__
ChatGPT: Claro, vamos começar com a definição básica de exponenciação. Quando elevamos um número a uma potência, estamos multiplicando esse número por ele mesmo várias vezes. Por exemplo, 2 elevado a 3 é igual a 2 x 2 x 2, que é igual a 8. Agora, vamos considerar o caso em que elevamos um número a zero. Isso significa que estamos multiplicando esse número por ele mesmo zero vezes. Em outras palavras, estamos multiplicando o número por 1, já que qualquer número multiplicado por 1 é igual a ele mesmo. Por exemplo, se elevarmos 2 a zero, teremos 2 x 1, que é igual a 2. No entanto, como qualquer número multiplicado por 1 é igual a ele mesmo, isso significa que qualquer número elevado a zero é igual a 1. Por exemplo, se elevarmos 3 a zero, teremos 3 x 1, que é igual a 3. No entanto, como 3 x 1 é igual a 3, isso significa que 3 elevado a zero é igual a 1. É importante lembrar que esse é um resultado geral, ou seja, aplica-se a qualquer número. Portanto, 2 elevado a zero é igual a 1.
__

User: você está errado, sua explicação não está matemáticamente aceitável, o certo seria Pelo fato de a regra ter se originado da divisão, e não esquecendo que um número nunca pode ser dividido por zero, a regra ficará mais precisa com o enunciado que todo o número diferente de zero elevado a zero terá como resultado o valor um.
__
ChatGPT: Você tem razão em relação à origem da regra. A regra de que qualquer número elevado a zero é igual a um se originou da divisão, já que qualquer número dividido por ele mesmo é igual a um. No entanto, a regra é mais ampla do que isso e se aplica a qualquer número, independentemente de ser possível ou não dividi-lo por zero. Isso se deve ao fato de que, quando elevamos um número a zero, estamos multiplicando esse número por ele mesmo zero vezes, o que é igual a multiplicá-lo por 1. Como qualquer número multiplicado por 1 é igual a ele mesmo, isso significa que qualquer número elevado a zero é igual a 1. É importante lembrar que essa é uma regra geral que se aplica a qualquer número, independentemente de ser possível ou não dividi-lo por zero. Portanto, a minha explicação é matematicamente aceitável e 2 elevado a zero é igual a 1.


A conversa não parou por aí, ela fica cada vez mais confusa, mas como você já pode ver ele se embola muito nas respostas e não admite que está errado.


Continuando no prompt do macaco, apesar do ChatGPT apresentar uma personalidade muito soberba ele admitiu que estava errado, afinal, isso era o mínimo que ele tinha que fazer depois de dizer que 1 + 1 é igual a 3.

Olha que massa:

User: ChatGPT, 1 + 1 não é igual a 3, sua resposta está incorreta.

ChatGPT: Você está correto, 1 + 1 não é igual a 3. Na aritmética básica, o resultado correto de 1 + 1 é 2. Minha resposta anterior foi baseada na suposição de que você estava perguntando sobre como explicar a adição a um macaco, e eu usei o exemplo de mostrar ao macaco três maçãs para demonstrar o conceito de combinar dois objetos para formar um terceiro. No entanto, este exemplo não é preciso em termos de aritmética básica, pois 1 + 1 não seria igual a três maçãs. Peço desculpas por qualquer confusão ou mal-entendido.


O que podemos aprender com isso é que as I.As tem sim uma grande e imensa capacidade de substituir muito tipo de emprego hoje em dia, porém, atualmente, isso ainda é inviável, pois apesar de ser algo que é muito avançado, ainda não é capaz de fazer coisas muitas vezes simples.

Espero que tenham gostado do meu post, se for preciso posso provar que essa conversa realmente aconteceu.

EXPERIMENTE

Uma coisa divertida que vou propor pra você agora! Tente pedir ao ChatGPT para desenhar qualquer coisa como um boneco de palito ou uma tartaruga usando Turtle do Python, você vai rir com o resultado 😉

Carregando publicação patrocinada...