Executando verificação de segurança...
1

Da onde um Home broker tira seus dados?

Bom dia, tava com as ideia de alguns projetos, e nesses projetos tava dependendo de extrair em tempo real alguns informações de ações, fiis, entre outros( dados como cotação, historico de preço, dividendos pagos), gostaria de entender melhor da onde que os home broker tiram a cotação em tempo real dos ativos, achei diversas API's porém todas possuem um delay, alguem sabe me dizer como que esses dados sao extraidos?

Carregando publicação patrocinada...
1

as cotações em tempo real dos ativos são fornecidas pela B3, não é uma api que vai conseguir acessar a menos que vc seja uma corretora ou algo do tipo até onde havia pesquisado

1

Entendi, mas ai sabe me dizer da onde que essas API como a https://brapi.dev/ tira essas info?


A brapi achei no site deles:

  • Yahoo Finance: Esta fonte é empregada para listar ações de forma independente.
  • B3: A brapi recorre à B3 para adquirir dados específicos de dividendos das ações.
  • TradingView: É a fonte de informações gerais de listagem de ações.
1

porém todas possuem um delay

Até onde eu saiba quanto menos delay você quer mais caro é o acesso. De forma gratuíta acredito ser impossível conseguir

1

Cara, cotação em tempo real intradia é uma coisa, e a cotação na abertura e fechamento do dia é outra. Você até encontra gratuitamente séries de abertura e fechamento do dia. Tem o Yahoo Finance, o próprio Google que dá para pegar isso em uma planilha do Google Sheets e muitas outras fontes, incluindo a própria CVM. Agora dados intradia são caros. Uma vez entrei em contato com fornecedores para pegar dados de ativos de renda variável intradia, dos últimos cinco anos, e o preço é o de um automóvel. Então esquece conseguir isso fácil de graça.

As corretoras, para conseguir esses dados, devem ter algum esquema de colocation onde eles têm a máquina na B3, ou acessam alguma API paga da B3 só para as corretoras. Isso com certeza é muito caro e está fora do alcance de pessoas físicas. Eu entrei em contato já com a B3 para ir atrás desses dados, mas eles não dão acesso a isso diretamente para pessoas físicas, eles sempre me mandaram para os "fornecedores" que cobram o olho da cara por estes dados. Como chuto que você deve estar pensando em criar um robô trader, e eu já tentei fazer isso, eu creio que o melhor caminho para você é: 1) utilizar uma plataforma paga de robôs que já vai te dar o acesso a esse sinal 2) utilizar o MetaTrader e coletar você mesmo os dados, a cada 5 minutos.

A segunda solução é a melhor porque você consegue coletar os dados você mesmo, em tempo real, e salva como quiser. Eu já fiz isso com sucesso e é totalmente possível e é gratuito. No meu caso particular eu usei o MetaTrader 4, rodando via wine no Linux e coletando os dados no meu próprio PC, sem instalar em um servidor. Utilizei a corretora XP Investimentos. Você tem que instalar o Metatrader na sua máquina, autorizar o acesso na sua corretora, e aí assim que entra no MetaTrader ele começa a pegar o sinal dos ativos que você selecionar. Aí você tem que fazer um script (MQT4/MQT5) para coletar e salvar as cotações a cada 5 minutos e salva em CSV em um diretório. Você consegue depois fazer a ingestão em um banco de dados. O mais robusto é você utilizar o Windows Server (ou linux e tenar virtualizar o Windows e etc), e deixar tudo configurado para fazer a coleta automaticamente. Deixa uns meses lá e você já terá os dados para ir treinando seus modelos.

Dá trabalho, mas é totalmente possível e eu já testei isso com sucesso. Mas lembre-se que a latência é alta e para botar um robô operando assim dá um trabalhinho. Mas, se você quiser implementar seus próprios modelos na linguagem que você quiser não tem muito jeito, tem que fazer algo assim.

1

Show, a ideia seria criar um app pra identificar pontos de compra, e criar alertas, uma especie de radar, a intenção nao é fazer um day trade com isso mas sim adiquirir o papel no melhor momento. Mas obrigado pelas dicas