Executando verificação de segurança...
5

Entendo sua frustração, eu passei por algo semelhante (mas não tão extremo).
Durante a universidade eu fiz pouco networking, fiz bastante colegas, que conversávamos sobre varios assuntos mas nao sobre carreira. Mesmo assim dois deles me indicaram pro estágio que eu fiz. Na verdade era uma bolsa num laboratório da universidade. Fiquei lá por 2 anos, outro erro meu pois nao tinha nenhum desenvolvedor mais experiente, eramos todos alunos de graduaçao na primeira oportunidade, nossos processos eram ruins, code review fraquissimo, e depois de 6 meses eu já era o dev mais experiente lá.
Outro erro meu foi não criar projetos e não participar de projetos open source, eu estudava (sempre fui um dos 3 melhores da turma) e estagiava e na minha cabeça de jovem não fazia sentido "trabalhar de graça". Quando comecou a pandemia eu saí do laboratorio e devido a problemas da pandemia eu nao me recoloquei no mercado, tendo um hiato de 2 anos até eu buscar emprego novamente.
Quanto a sua reclamação de vagas junior pedindo 3 anos de experiencia, nao acho absurdo. Não sei quem espalhou a regra que júnior é o entry-level, que se sabe fazer hello world aparecer na tela ja ta qualificado. 3 anos de experiencia nao quer dizer 3 anos trabalhando 40/semana. Se durante a universidade tu participa de projetos, tu termina ela com 3 anos de experiência no teu curriculo já.
O seu posicionamento chamando raw sql de legado ou ultrapassado e ORM de presente e futuro mostra um pouco da sua inexperiência.
Quando comecei a participar de projetos open source minha visão sobre o mundo da programação mudou, meu networking aumentou, minha maturidade na programação, tive oportunidade de trabalhar com pessoas de varios lugares do mundo e de grandes empresas (como Microsoft). Isso tudo são pontos que melhoram seu currículo, aumentam seu portfolio r te fazem se destacar em rrlaçao a outros candidatos.
Claro que é fácil falar quando não estou precisando de emprego pra pagar minhas contas.

ps: Se em 1 ano ativamente procurando emprego voce so conseguiu 2 entrevistas, tem algo de muito errado no seu curriculo.

Carregando publicação patrocinada...
2

Em relação ao open source, desde que comecei a estudar programação eu penso em participar de algo assim, mas ou eu não procurei direito, ou não existem projetos web open source em .NET (Se você souber de algum, por favor, deixa em um comentário a baixo). Daí fico na dúvida se aprendo uma nova tecnologia só para contribuir em open source, tipo, será que isso não seria o mesmo que fuigir do meu escopo(Me sinto atirando para todos os lados)? Pois apesar de tudo eu reconheço que não tenho tanta maturidade na área.

Sobre projetos: Eu realmente preciso criar algo completo! Eu sempre começo algo e por algum motivo não termino. Não é por falta de conhecimento (Seria até uma desculpa esfarrapada dizer que é), eu sempre fui do tipo "faça você mesmo" e sempre que tive alguma dúvida resolvia estudando sozinho e isso nunca foi um problema para mim. Acho que o meu problema é procurar um sentido em um projeto de portfólio (coisas do tipo: "pra que fazer isso e como alguém se beneficiaria disso?) e a questão da complexidade. Quando vejo que um projeto está se tornando muito simples eu acabo perdendo a empolgação (Parece que não é o suficiente para um portfólio), daí eu deixo ele incocluído (o que acho muito errado da minha parte) e na maioria das vezes nem subo para o github. Você ja chegou a passar por algo parecido?

A minha treta com o "Jr de 3 anos" é simplesmente que o mercado não trata como você abordou (pelo menos nunca comigo) na penultima entrevista que fiz, a minha unica experiencia que contou para eles foi o meu estágio, mesmo que eu nunca tenha parado de estudar... Então na minha opnião, se o cara está trabalhando na empresa, ou ele tem as habilidades necessárias ou ele é filho do dono. Se for a primeira opção e ele já está com 3 anos na empresa e não conseguiu subir de patamar tem alguma coisa errada. Tipo, 3 anos são bastante tempo para entender a tecnologia da empresa e sua regra de negócio. Em 3 anos da pra aprender muita coisa.

"SQL Legado": talvez você tenha razão sobre a minha imaturidade na programação mas não quis relacionar o SQL ao código legado, eu tava com medo de deixar o texto muito grande, então acabei não explicando bem. O problema real era a falta de organização já que existiam muitas gambiarras no caminho, sem falar na possibilidade de um SQL injection pela forma que os dados eram passados e depois de algum tempo olhando aquele código a gente consegue ver o que poderia ser melhorado ou simplificado. Isso era algo que eu conversava com alguns colégas que estavam em um nível muito a cima do meu e eles concordavam.

Em relação ao currículo, nunca foi meu ponto forte. Eu simplesmente pego um modelo do canva e adapto ao meu perfil, mas com tantos robôs de analise de cv e tantos analistas de cv do rh falando tanta coisa diferente que eu nem sei como eu posso melhorar. Se você puder e quiser me dar uma ajuda quanto a isso seria ótimo! Também tenho muito interesse em começar a contribuir em open sources, acho que seria algo muito estimulando e ainda me beneficiaria melhorando algumas soft skills aí queria saber se você pode me dar umas dicas sobre.