Aconselhe um Desenvolvedor a Voltar ao Caminho
Resumo
Com as novas ferramentas disponíveis no mercado de tecnologia, o desenvolvimento se tornou mais abstrato e simplificado. Aliado a correnteza da oportunidade, acabei sendo arrastado a alguns subterfúgios(IA). Gostaria de alguns conselhos para retornar ao caminho, ou melhora-lo. Há uma possibilidade de que eu esteja usando as ferramentas certas com maneiras erradas.
Contexto
Quem sou eu
- Nome: Moisés
- Idade: 21
- Classificação: dev junior
- Linguagem Preferida: Python
- Linguagens Utlizadas: Python, C#(unity), GdScript(Godot)
Dezembro de 2021, parei de programar em Python ao finalizar um curso técnico que eu fazia.
Em 2022, voltei foquei em programação C# para Unity e em 2023 fiquei sem programar.
Já em Maio de 2024, retornei gracas a uma vaga de emprego em uma pequena empresa que me trouxe de volta a linguagem (ainda bem que arrependimento não mata).
Recomeço
Essa pequena empresa me contratou para criar dashboards e análise gráfica, algumas coisas aconteceram entre essa empresa e uma outra empresa que prestava serviços a ela, e basicamente não tinham dados para eu analisar. Acabei fazendo uns projetos para mostrar capacidade, acabou q o dono dessa empresa me convidou para uma parceria, para eu desenvolver produtos, eu desenvolveria a parte técnica e ela faria revenda para empresas parceiras, com o pretexto que a gente iria dividir o lucro.
Problema
Uma das coisas mais desafiadoras para concretizar os projetos era simplesmente um método base de desenvolvimento, por isso eu fui testando algumas formas. E no meio disso tudo passei receber responsabilidades de um Sênior(e salario de junior junior) mesmo sendo Júnior. Falo de receber responsabilidades de Sênior, por desenvolver produtos sozinhos, sem a orientação de pessoas mais experientes ou um guia mínimo do que precisaria ser feito, apenas com o destino final em mente.
gambiarra Solução
Por conta disso, para minimizar o desnível entre o que me era pedido, e o conhecimento que eu tinha, principalmente, por que na época eu estava sem programar a um tempo, e nem conhecia o no-code. Acabei recorrendo a subterfúgios como o ChatGPT e o Copilot, para acelerar o desenvolvimento dos projetos da empresa.
Inicialmente, eu os utilizava para estruturar as etapas, mas com o tempo comecei a utilizar eles para criar funções inteiras, restando apenas ajustes pequenos para conectar as funcionalidades. Um dos problemas é que isso está gerando uma dependência a IA, apesar de que realmente estava desenvolvendo com velocidade e aprendendo rápido, eu tinha(tenho) receio que lá na frente isso possa me prejudicar ou tornar o meu natural servo do artificial "deles".
Como estou
Hoje para desenvolver eu crio funções em Python, API's quando necessário, além de interligar com automações no N8N(para chamar algumas API's externas ou funcionalidades específicas). A uma semana comecei a estudar Bubble para fazer a parte gráfica das minhas soluções :)
Ainda me bato no N8N mas sempre consigo chegar a uma solução(exceto no limite de memória dos nodes kkkk)
Resolução (Conselhos)
Acabei não especificando mais cedo, mas assim como no meu reinício na programação eu ainda estou trabalhando sozinho no desenvolvimento tanto nos projetos da empresa como no meu pessoal. Por isso, não tive aconselhamentos ainda utilizo as IAs para acelerar o desenvolvimento com menos dependência que antes, mas ainda há uma certa dependência...
Quais conselhos vocês dariam para mim? Como pessoa e como desenvolvedor elhamentos ainda utilizo as IAs para acelerar o desenvolvimento com menos dependência que antes, mas ainda há uma certa dependência...
Quais conselhos vocês dariam para mim? Como pessoa e como desenvolvedor