Conheça as regras do jogo que você está jogando
Essa semana eu fiz uma publicação no LinkedIn explicando um fato: **para ganhar dinheiro, é preciso gerar valor. **
Por mais que essa afirmação pareça óbvia, muitas pessoas não conseguem enxergar que o mundo funciona dessa forma. Isso ficou claro devido a alguns comentários que recebi.
Entender profundamente sobre geração de valor é, sem dúvidas, o pilar mais importante para uma carreira de sucesso. O programador que entende esse conceito está a quilômetros de distância da média.
No texto de hoje eu vou falar com mais detalhes sobre geração de valor e, no final, vou te dar uma dica prática para você aprender a fazer isso na prática.
O capitalismo não é um jogo de soma zero
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Este foi o post que fiz no Linkedin que alcançou mais de 15 mil pessoas. Uma frase aparentemente óbvia gerou polêmica suficiente para que a publicação viralizasse.
Essa publicação nasceu da edição #12 desta newsletter, onde eu falo sobre maturidade. No texto, eu defendo que é preciso entender porque a carreira em tecnologia propicia benefícios tão discrepantes em relação a outros mercados.
O programador possui uma habilidade rara e, portanto, escassa no mundo capitalista: a capacidade de gerar riqueza em escala através de seu código. Por isso ele é tão bem recompensado.
Antes de entender sobre geração de valor, é preciso entender como funciona a economia. Para isso, vamos imaginar uma situação hipotética.
Quem é fã de e-sports sabe que, nessa semana, o FalleN estreou pela FURIA no IEM Cologne. Se você quiser fazer uma fezinha e apostar na vitória da FURIA na próxima partida do campeonato, neste exato momento o site Betway está pagando 1,65.
Isso significa que, se você apostar R$ 10 e a FURIA ganhar, você receberá R$ 16,50. Esses R$ 6,50 de lucro vêm, necessariamente, de alguém que apostou na derrota da FURIA. Esse é um jogo de soma zero. Para um ganhar, o outro necessariamente precisa perder.
Ao contrário do que você pode estar pensando, a economia NÃO funciona dessa maneira. A economia é um jogo de saldo positivo e expansivo por causa de um fator chamado geração de riqueza.
A imensa maioria das coisas, em seu estado natural, não suprem as necessidades humanas. A madeira das árvores, por exemplo, deve ser transformada para que sirvam como móveis na sua casa. O ato de gerar riqueza consiste nisso: transformar coisas, que não satisfazem nossos desejos e necessidades, em bens de consumo, que satisfazem.
Além da transformação, existem outras formas de geração de riqueza, como a distribuição dos bens de consumo e também a descoberta de novas formas de transformar coisas em bens.
A indústria do smartphone é um ótimo exemplo. Antes de Steve Jobs ter apresentado ao mundo o primeiro iPhone, nós não fazíamos ideia de que precisávamos de um. Anos depois, é impossível imaginar como seria viver sem um celular no bolso.
O brasileiro gastou, em 2022, mais de um bilhão de dólares em aplicativos para smartphones. Esse é um mercado que, literalmente, não existia há 15 anos atrás. Riqueza criada do zero.
Uso o exemplo do smartphone pois ele se encaixa na nossa realidade de programador. Um desenvolvedor de aplicativos mobile tem, literalmente, a capacidade de gerar riqueza através do seu trabalho. Da mesma forma que um marceneiro transforma pedaços de madeira em uma mesa de jantar, o programador transforma zero e um em software que melhora a vida das pessoas.
Um exemplo disso é o Drivvo, um aplicativo para gestão de veículos e frotas. O Cristian, seu criador, conseguiu, sozinho, criar e distribuir esse aplicativo para usuários de mais de 50 línguas diferentes. Ele fatura mais de R$ 100K por mês. Sozinho, conforme ele contou para o Deivison, do Canal Vivendo de SaaS, em uma entrevista.
A capacidade de gerar valor
Gerar valor é diferente de gerar riqueza. Embora os conceitos sejam intrinsecamente conectados, gerar riqueza está relacionado ao aspecto econômico, enquanto gerar valor está relacionado ao aspecto humano.
Uma faxineira gera valor para seu contratante ao limpar sua casa. Um vendedor de roupas gera valor ao deixar seu cliente bem vestido. Um médico gera valor ao curar seu paciente. Gerar valor é atender as necessidades e desejos de um indivíduo. Gerar valor é resolver problemas.
A geração de riqueza, de forma ética e sustentável, acontece como consequência da geração de valor. Ou seja, acontece quando uma empresa consegue encontrar um modelo de negócios sustentável que viabilize sua capacidade de gerar valor para seus clientes.
Encontrar um modelo de negócios sustentável não é tarefa fácil. É uma tarefa que possui riscos. Por que, então, o empreendedor topa correr esse risco? Porque ele está de olho em parte da riqueza que esse negócio pode gerar.
O empreendedor é uma das pessoas a se beneficiar dessa riqueza. Mas não é o único. O principal beneficiado é seu cliente, que tem seu problema resolvido. Ele, literalmente, fica mais rico, principalmente quando estamos falando de soluções que resolvem problemas de ordem econômica.
O Tintim, software que criei para ajudar pessoas que vendem pelo WhatsApp a investir sua verba de mídia com mais eficiência, é um ótimo exemplo. Ao resolver um problema, ele tem o poder, literalmente, de aumentar a riqueza do cliente.
Ao usar a tecnologia para resolver um problema do meu cliente, eu aumento a sua capacidade de gerar riqueza. Como prêmio, eu fico com uma pequena parte dessa riqueza gerada.
Esse processo sendo executado por diversas pessoas e em escala resulta também em uma sociedade mais rica. Essa é a base fundamental da economia capitalista na qual vivemos.
Quer uma prova? Olhe o gráfico abaixo:
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Este gráfico mostra a queda da população mundial na extrema pobreza ao longo dos últimos séculos. Em 1820, 75% da humanidade vivia com menos de um dólar por dia. Atualmente, são menos de 17%. Como aponta o ótimo Rodrigo da Silva neste tweet, a humanidade ficou, literalmente, mais rica.
E onde você, programador, entra nessa história?
Como eu disse, o principal meio de geração de valor de uma empresa de tecnologia são seus programadores. Através do seu código, eles são os responsáveis por resolverem problemas de seus usuários.
O iFood resolve o problema do restaurante que precisa vender mais. Também resolve o problema da pessoa que não tem tempo para cozinhar. Resolve também o problema do entregador que precisa de clientes. O Uber resolve o problema da pessoa que precisa se deslocar até o trabalho. Resolve também o problema do motorista que está sem trabalhar. O Facebook resolve o problema do pequeno negócio que precisa vender mais, mas não tem dinheiro para investir em propaganda no rádio ou na TV. Resolve também o problema da pessoa que está entediada.
Consegue perceber que a geração de valor é condição necessária para todas essas empresas existirem? Elas existem para resolver problemas de seus clientes e usuários.
A partir do momento que você, programador, trabalha para uma empresa de tecnologia, você passa a fazer parte desse mecanismo. Você se torna parte de um instrumento que tem como objetivo gerar valor. Entender essa mecânica é entender as regras do jogo que você está jogando. Isso é condição necessária para exercer bem o seu papel.
No meu post do Linkedin, quando eu digo que um programador, para ganhar bem, precisa colocar muito mais dinheiro no bolso do seu contratante, eu estou querendo dizer que esse programador precisa ser capaz de gerar valor.
Um programador do Facebook, ao construir um software, está construindo, na verdade, uma ferramenta que vai permitir a um pequeno negócio anunciar seus produtos para pessoas que querem comprar esse produto a um custo acessível. O código é apenas o meio, a ferramenta. O objetivo final é gerar valor para o cliente. Resolver seu problema.
No fim do dia, quando falamos sobre programação, não estamos falando sobre máquina e código. Estamos falando sobre gerar valor e riqueza para pessoas. O programador que entende esse conceito fundamental, entende as regras do jogo que está jogando.
Por isso, aqui vai meu recado final: Eu não tenho dúvidas que você entende muito de tecnologia. O desafio agora é entender sobre pessoas.
Para isso, indico que leia o livro Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas. Esse livro foi o pontapé inicial que me fez abrir os olhos sobre os relacionamentos interpessoais. Um livro que foi escrito há 80 anos, mas que continua super atual (claro, ele fala sobre seres humanos, que existem há centenas de milhares de anos).
E aí, você conhece as regras do jogo?
✉️ Esta foi mais uma edição da minha newsletter.
💪🏻 O meu objetivo, com essa newsletter, é ajudar programadores que desejam empreender, ou que querem desenvolver seus soft-skills, mas ainda possuem uma visão muito técnica e pouco estratégica.
Além disso, pretendo também compartilhar outras coisas, como um pouco dos bastidores da construção de um negócio SaaS, as minhas opiniões e meus aprendizados. A ideia geral é ser uma documentação pública e estruturada dos meus aprendizados ao longo dos anos.
Portanto, se você se interessa por empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e opiniões relativamente polêmicas, se inscreva para receber as próximas edições. ⬇️